Muitos portugueses já acordaram assustados com estalidos ou pequenos golpes vindos da cozinha, e segundo a Vanitatis, estes ruídos noturnos do frigorífico são, na maior parte dos casos, perfeitamente normais.
Especialistas explicam que os frigoríficos sofrem variações de temperatura constantes devido ao ciclo de refrigeração e descongelação, que se repete várias vezes ao dia. Este processo provoca a dilatação e contração das peças internas, gerando os estalidos característicos. Abrir a porta com frequência aumenta a temperatura interna e obriga o aparelho a trabalhar mais, produzindo pequenos cliques ou golpes ao estabilizar.
Nos modelos mais antigos, os ruídos podem ser causados pelo gelo que se solta das paredes do congelador, fenómeno habitual em sistemas que acumulam escarcha. Já nos frigoríficos modernos, especialmente os frost free ou de frio ventilado, os sons surgem devido à circulação do gás refrigerante e ao movimento natural dos materiais, sendo considerados normais.
Mas alguns ruídos não devem ser ignorados. Assobios, zumbidos intensos ou golpes contínuos podem indicar peças desgastadas, sujidade ou mau nivelamento do frigorífico. Perda de frio, odores estranhos ou sobreaquecimento na parte traseira são sinais de que o aparelho precisa de revisão profissional.













