Rui Miguel Nabeiro é o líder com melhor reputação em Portugal
O estudo “Merco Empresas Portugal 2022” revela que Rui Miguel Nabeiro é o líder com melhor reputação em território nacional. A organização que lidera (Grupo Nabeiro-Delta Cafés) também surge em primeiro lugar, sendo a empresa com melhor reputação pelo segundo ano consecutivo.
“O facto de o primeiro lugar no ranking dos líderes empresariais com melhor reputação ser de Rui Miguel Nabeiro e o Grupo Nabeiro ocupar também o primeiro lugar no ranking de empresas com melhor reputação vem mais uma vez demonstrar a correlação directa entre a reputação do líder e da sua empresa”, indica a Merco.
No ranking dedicado aos líderes, Cláudia Azevedo (Sonae) e Pedro Soares dos Santos (Jerónimo Martins) são os nomes que se seguem, completando o top 3 daqueles que gozam de melhor reputação em Portugal. Quanto à presença de mulheres no ranking, regista-se uma presença de 25% na classificação total – semelhante à da edição anterior e em linha com o ranking de Espanha.
Já no que às empresas com melhor reputação diz respeito, a Merco indica que a EDP e a Sonae ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Seguem-se Jerónimo Martins (4.º), IKEA (5.º), Galp Energia (6.º), Microsoft (7.º), Vodafone (8.º), Google (9.º) e Nestlé (10.º).
Destaque ainda para as subidas da REN (de 94.º para 35.º), CTT – Correios de Portugal (de 86.º para 41.º), Mota-Engil (de 84.º para 46.º) e The Navigator Company (de 60.º para 25.º).
Numa avaliação de percepção stakeholder a stakeholder, o Grupo Nabeiro-Delta Cafés é a empresa mais valorizada por membros do Governo, analistas financeiros dirigentes de ONGs, dirigentes sindicais, associações de consumidores e professores da área das empresas. Por seu lado, a BMW é a mais valorizada pelos jornalistas.
Para a população em geral (Merco Consumo), o Grupo Nabeiro-Delta Cafés é a empresa mais valorizada, seguido do Lidl (2.º) e do Continente Hipermercados (3.º). No campo digital, Altice (MEO), Fidelidade e TAP Air Portugal ocupam as três primeiras posições.
Estes rankings são elaborados a partir de cinco avaliações e 15 fontes de informação, revistos de forma independente pela KPMG, segundo é revelado em comunicado.
Conheça também as empresas com melhor reputação em cada sector:
VdA – Vieira de Almeida Sociedade de Advogados (Advogados)
Grupo Nabeiro (Alimentação)
Accenture (Auditoria e Consultoria)
BMW (Automóvel)
Santander (Bancário)
Super Bock Group (Bebidas)
IKEA (Distribuição Especializada)
Jerónimo Martins (Distribuição Generalista)
Unilever (Drogaria e Perfumaria)
Apple (Electrónica de Consumo / Informático)
Adecco (ETT e Serviços de Recursos Humanos)
Bayer (Farmacêutico)
Sonae (Holding Empresarial)
Pestana Hotel Group (Hotelaria e Turismo)
Amorim Corticeira (Indústria)
Microsoft (Informática & Software)
Brisa – Autoestradas de Portugal (Infraestruturas e Construção)
Grupo Impresa –SIC (Meios de Comunicação)
EDP (Petróleo, Gás, Energia e Água)
CUF (Saúde)
Fidelidade (Seguros)
Google (Serviços de Internet)
Talkdesk (Serviços Profissionais)
Siemens (Técnico / Industrial)
Vodafone (Telecomunicações)
CTT – Correios de Portugal (Distribuição e Logística)
TAP Air Portugal (Transporte de Passageiros)