Robot que serve às mesas já está disponível em Portugal
Chama-se Bellabot e é um robot que entrega alimentos e outro tipo de itens e promete ajudar a melhorar o serviço prestado pelas empresas do sector da hotelaria e restauração. Criado pela tecnológica chinesa Pudu, chega agora ao mercado nacional pelas mãos da Beltrão Coelho.
De acordo com a empresa, o robot possui uma capacidade de interacção avançada, estando apto a responder a comandos de voz do utilizador, recorrendo para isso a algoritmos de inteligência artificial.
«O seu design foi especialmente pensado para se adaptar de forma mais optimizada possível à sua função. Desde a sua altura – ideal para realizar o serviço à mesa, facilitando a colocação dos pratos e o acesso ao ecrã – à estética do seu design, esguio o suficiente para se deslocar entre obstáculos, e ainda assim com capacidade suficiente para incorporar 10 plataformas», explica a Beltrão Coelho em comunicado. Além disso, o robot está equipado com sensores 3D, o que lhe permite parar em qualquer ângulo, afastar-se e mudar a rota rapidamente, assim que encontra obstáculos.
A Bellabot possui ainda indicadores de luz que tornam a interacção com o utilizador mais simples e clara – por exemplo, a luz das bandejas acende e apaga consoante o prato que está a ser entregue. «É também desta forma que o robot demonstra a sua “empatia”, reagindo ao toque do utilizador através de efeitos de luz, que são acompanhados de respostas “cómicas” de dezenas de expressões faciais emotivas», adianta a Beltrão Coelho.
De acordo com a empresa, é possível colocar em funcionamento 20 Bellabots em simultâneo, uma vez que cada robot pode comunicar diretamente com qualquer outro robot na mesma rede.