Richard Branson revela a arma secreta dos empreendedores de sucesso

Notícias
Marketeer
12/09/2025
17:15
Notícias
Marketeer
12/09/2025
17:15


Partilhar

Segundo revelou Richard Branson à CNBC Make It, existe uma competência essencial para transformar uma ideia num negócio de sucesso: a capacidade de inspirar os outros. O fundador do Virgin Group, actualmente com 75 anos, sublinha que, para que uma ideia ganhe força, é necessário muito mais do que um bom conceito, é fundamental saber comunicar essa visão de forma a envolver e motivar os outros. “É preciso saber inspirar as pessoas”, afirmou Branson. “Inspirá-las a acreditar na ideia e a comprometerem-se com a visão.”

Mesmo as ideias mais promissoras precisam de uma apresentação convincente. Para Branson, a habilidade de vender uma ideia de forma apaixonada e convincente pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso. O empresário refere que está constantemente a ser abordado por empreendedores que procuram apoio financeiro, especialmente através do Virgin StartUp, um programa sem fins lucrativos que já distribuiu mais de 80 milhões de dólares em empréstimos a mais de 40 mil fundadores.

Um exemplo marcante é o de Jamie Siminoff, fundador da empresa de videoporteiros inteligentes Ring. Em 2013, Siminoff participou no programa norte-americano Shark Tank, mas saiu de mãos a abanar, sem investimento. Apesar da visibilidade, a empresa enfrentava sérias dificuldades financeiras. O destino quis que um convidado, durante uma estadia no resort de Branson em Necker Island, apresentasse os dois. Inicialmente, Branson apenas quis encomendar algumas Ring para oferecer a amigos, mas Siminoff viu ali uma oportunidade e aproveitou para apresentar o seu pitch de forma espontânea.

O produto, por si só, não foi o que convenceu Branson. O que o cativou foi a paixão com que Siminoff descreveu o potencial da Ring para revolucionar o sector da segurança doméstica. “O motivo pelo qual decidi ajudar o Jamie a pôr a Ring de pé foi ele como pessoa”, recorda Branson. “Tinha convicção, personalidade e determinação.” Branson acabaria por co-liderar uma ronda de financiamento que angariou 28 milhões de dólares, avaliando a Ring em 60 milhões, em 2015. Três anos depois, em 2018, a Amazon compraria a empresa por cerca de mil milhões de dólares.

Branson partilhou esta história enquanto promovia o mais recente projecto da Virgin: o “Doorbell of Dreams”. Lançado em Setembro nos Estados Unidos, a iniciativa convida empreendedores a dirigirem-se ao Virgin Hotels New York, em Manhattan, onde podem gravar um pitch de 60 segundos através de um videoporteiro instalado no local.




Notícias Relacionadas

Ver Mais