Revolução Tecnológica: OpenAI aposta forte na era dos dispositivos inteligentes

Notícias
Marketeer
23/05/2025
11:18
Notícias
Lídia Belourico
23/05/2025
11:18


Partilhar

A OpenAI adquire a empresa do designer do iPhone para avançar na sua jornada nos dispositivos de inteligência artificial. A aquisição de 6,5 mil milhões de dólares da io é a maior da história da empresa.

Jony Ive, o lendário designer do iPhone e de outros produtos da Apple e um dos colaboradores mais próximos de Steve Jobs, vai juntar-se à OpenAI com a venda da sua empresa de dispositivos, a io, à empresa liderada por Sam Altman.

Esta é a maior aquisição na história relativamente curta da OpenAI e avalia a io em 6,5 mil milhões de dólares (pouco mais de 5,7 mil milhões de euros). Com esta transação, a empresa poderá dar o salto do software para os dispositivos de inteligência artificial. De acordo com Altman, será criado um produto com um nível de qualidade “nunca antes visto em hardware de consumo”.

Altman e Ive esperam que o seu primeiro dispositivo seja um produto verdadeiramente inovador. “As pessoas estão famintas por algo novo, o que reflete uma espécie de inquietação com a situação atual”, disse o designer numa conversa entre os dois publicada no site da OpenAI.

Os primeiros dispositivos estão programados para serem lançados em 2026, mas não há informações disponíveis sobre em que serão compostos.

“A inteligência artificial é uma tecnologia incrível, mas as grandes ferramentas exigem trabalho na interseção entre a tecnologia, o design e a compreensão das pessoas e do mundo. Ninguém consegue fazer isso como Jony e a sua equipa; a atenção que dedicam a cada aspeto do processo é extraordinária”, disse Altman ao anunciar o acordo na entrevista.

“Tenho uma sensação crescente de que tudo o que aprendi nos últimos 30 anos me levou a este momento”, disse Jony Ive. “Embora esteja ansioso e entusiasmado com a responsabilidade do importante trabalho que tenho pela frente, estou profundamente grato pela oportunidade de fazer parte de uma colaboração tão significativa. Os valores e a visão do Sam e das equipas da OpenAI e da IO são uma rara fonte de inspiração”, acrescentou.

Ive, um imigrante britânico de 58 anos nos Estados Unidos, desenhou, juntamente com o fundador da Apple, Steve Jobs, o aspeto do iPhone, bem como do iPod, iPad e Apple Watch, entre outros produtos. A sua abordagem estabeleceu o padrão para smartphones e tablets.

O designer deixou a Apple em 2019 e criou a LoveFrom, um coletivo de designers e engenheiros. Em 2024, fundou a io com os ex-funcionários da Apple Scott Cannon, Evans Hankey e Tang Tan. Hankey sucedeu a Ive na Apple e permaneceu na empresa até 2023, enquanto Tan liderou o design de produtos para o iPhone e o Apple Watch até 2024. Cannon trabalhou na Apple antes de co-fundar a popular aplicação de e-mail Mailbox, que foi adquirida pela Dropbox. Altman começou a colaborar com Ive há dois anos e já tinha uma participação de 23% na io, que adquiriu no ano passado.

Após a aquisição da empresa, a equipa de io vai agora “fundir-se com a OpenAI para trabalhar mais de perto com as equipas de investigação, engenharia e produtos da empresa” em São Francisco, anunciou a empresa de inteligência artificial.

As ações da Apple, o maior fabricante de dispositivos do mundo, caíram mais de 2% no mercado bolsista após o anúncio da transação. A empresa liderada por Tim Cook ficou um pouco atrás de concorrentes como a OpenAI, Microsoft, Alphabet e Amazon no desenvolvimento de inteligência artificial. Agora, pode estar a assistir ao nascimento de um rival temível.

No entanto, Ive e Altman não acreditam que o iPhone desapareça tão cedo. “Assim como os smartphones não fizeram desaparecer os portáteis, não creio que o nosso primeiro produto vá fazer desaparecer os smartphones. É algo completamente novo”, diz Altman.

Como parte do acordo, a OpenAI pagará 5 mil milhões de dólares em ações pelos 77% da io que não controla, com base na avaliação de 6,5 mil milhões de dólares.

O fundo de startups da OpenAI também investiu na empresa de Ive na altura, segundo a Bloomberg. A filantropa bilionária Laurene Powell Jobs, viúva de Steve Jobs, é também investidora na io através da sua empresa Emerson Collective. Outros investidores incluem a Sutter Hill Ventures, Thrive Capital, Maverick Capital e SV Angel.

A transação deverá estar concluída este verão, dependendo das aprovações regulatórias. A aquisição da io irá proporcionar à OpenAI cerca de 55 engenheiros de hardware, programadores de software e especialistas em fabrico, uma equipa que irá construir o que Ive e Altman esperam ser uma família de dispositivos de IA.




Notícias Relacionadas

Ver Mais