Restaurante Santa, em Alfama, tem novo chef e revela novidades no menu
A cozinha do restaurante Santa, em Alfama, tem um novo responsável. A convite dos sócios Danilo Dantas e Renato Rosconi, o chef Pedro Couto assume os comandos dos bastidores deste espaço no centro de Lisboa para levar os consumidores numa viagem de sabores.
No Rio de Janeiro, no Brasil, o chef especializou-se e passou por restaurantes como o Empório Celidônio, Empório Rio, Celeiro, Hotel Fasano, Hotel Nosso Ipanema entre outros. Em Portugal, já trabalhou no Wines by Heart, Matte Lisboa, Yakuza by Olivier, Le Burgundy Paris Hotel e Le Bourdelaire Restaurante.
«Foram oito anos nesses estabelecimentos a fazer projectos sociais para comunidades carentes. Aqui, no Santa, tive a primeira oportunidade como chef de cozinha e não poderia estar mais realizado», afirma Pedro Couto, em comunicado.
Sob a sua alçada, o menu conta com novidades como Tártaro dos Deuses (14 euros), com lombo de novilho, molho especial da casa, cebolinho, alcaparras fritas e chip de alho servido em broa frita; Bendita Lula (10 euros) salteada em azeite de alho, mexilhões, cabeça de lula à dorê e molho fumê acompanhada por pão grelhado; Sabor Divinal (22 euros) – costeletas de borrego grelhadas, temperadas com manteiga de ervas, com risotto de mix de cogumelos; e Pecado Perdoado (25 euros) – camarão tigre, vieiras, espargos e cenouras glaceadas no molho do camarão e puré de batata doce roxa.
Os restantes pratos que já faziam parte da carta incluem, entre outros, Polvo Asiático (20 euros) glaceado com arroz de clorofila é agora finalizado com molho de ostra; Ceviche (14 euros), com peixe fresco do dia, cebola roxa, malagueta, coentro, telha de tinta de choco, abacate, lima e leite de tigre; e Tá comigo, Tá com Deus (12 euros/3 unidades), tacos de ossobuco, cebola frita e pickles caseiros.