Repsol: Aumentar a oferta multienergética
2022 está a ser um ano atípico para todos. O cenário de recuperação pós-pandémico e as consequências globais provocadas pela guerra têm mostrado ser, de facto, os principais factores de volatilidade.
Na Repsol este tem sido um ano de recuperação da actividade, de reforço e consolidação da oferta de fidelização e da rede de parcerias. «Temos uma das ofertas mais competitivas do mercado e estamos a 100% focados nos nossos clientes e nas suas necessidades do dia-a-dia. Trabalhamos, diariamente, para estar presentes em todos os momentos daqueles que confiam no nosso serviço», sublinha Miguel Pacheco, responsável pelo Programa de Fidelização e Non-Oil da Repsol.
2022 ficará na história da empresa como o ano em que a Repsol lançou o serviço de electricidade 100% renovável e gás natural para os clientes domésticos, que se encontra disponível desde Julho. Este lançamento reforçou o compromisso da marca na transição energética e a promessa de ser o principal fornecedor de multienergias da Península Ibérica. Miguel Pacheco afirma que estão a «criar uma oferta muito competitiva, com vantagens multienergéticas únicas». Para além do benefício inerente à contratação deste serviço de electricidade e gás, motivado pelo cariz 100% renovável desta electricidade e o impacto consequente em matéria de ambiente e acção climática, os clientes que contratarem este serviço podem ganhar descontos imediatos nos abastecimentos e reembolsos em factura.
Recente, também, é a aposta da Repsol no abastecimento para veículos eléctricos. Uma aposta que está em crescimento, quer em número de pontos de carregamento instalados, quer ao nível do número de transacções efectuadas. «Na Repsol trabalhamos de modo a garantir uma mobilidade mais amiga do ambiente, partilhada, interligada e autónoma, e estamos também a produzir biocombustíveis avançados, a partir de resíduos e óleos vegetais, para todo o tipo de transportes», salienta o responsável.
Já foram instalados 610 pontos de carregamento eléctrico nas Estações de Serviço de Portugal e Espanha, 18 ultra-rápidos e 592 rápidos, com o objectivo de marcar o posicionamento multienergético, propulsor, agregador e inclusivo da Repsol. A marca quer satisfazer as necessidades de uma sociedade descarbonizada e potencializar os objectivos assumidos em matéria de neutralidade carbónica até 2050.
REPSOL MOVE
O Repsol Move é hoje um dos mais completos programas de fidelização do mercado, um verdadeiro ecossistema integrado. Foi criado para satisfazer as necessidades de todos os clientes Repsol, não apenas dos que utilizam os combustíveis líquidos, mas também dos que utilizam GPL embalado, autogás, mobilidade eléctrica, as lojas de conveniência, entre outros produtos e serviços. Para que todos tenham acesso às mesmas vantagens, campanhas, ofertas e descontos. «Como empresa multienergética que somos, queremos que todos os nossos clientes tenham acesso às mesmas vantagens e benefícios.»
A Repsol sempre apostou na fidelização dos seus clientes, particulares e profissionais. No caso dos clientes particulares, o programa de troca de pontos por vantagens é, desde há muito, uma prática corrente neste sector e tem vindo a ser melhorado e reforçado nos últimos meses, garantindo, sempre, a máxima conveniência aos clientes. «É esta oferta que nos posiciona num mercado onde temos vantagens competitivas, pois somos produtores e fornecedores de todo o tipo de energias, presentes em toda a cadeia de valor.»
Através do Repsol Move, para além do acesso a artigos de alto valor acrescentado, que poderão ser adquiridos com pontos, recebidos ou comprados, os portugueses podem usufruir de várias vantagens e descontos exclusivos do programa, bem como ter à sua disposição uma série de recursos que podem ajudar no dia-a-dia.
«Trata-se de uma evolução ao nível estratégico, no nosso caso, muito voltada para as parcerias com outras marcas relevantes. Ao nível da oferta, temos um verdadeiro marketplace quase sem limites, que tem cada vez mais produtos, gadgets que podem ser adquiridos a preços competitivos e merchandising dos principais clubes de futebol nacionais», comenta Miguel Pacheco. Para além disso a marca está a apostar no desenvolvimento de novas funcionalidades e da oferta multienergética.
A Repsol está a fazer uma forte aposta na digitalização e este programa de fidelização alinhou-se com esta ambição.
Em Novembro de 2019 foi lançada a App Repsol Move, que está em contínuo crescimento. O desenvolvimento desta aplicação, bem como toda a evolução do programa de fidelização, reflecte a posição da Repsol enquanto empresa que quer estar na linha da frente, na vanguarda da digitalização. «Estamos sempre a acompanhar as naturais evoluções de um mercado cada vez mais digital e dinâmico e, por essa razão, a App Repsol Move está também em constante crescimento e adaptação. Sabemos que a tecnologia é importante e que é uma óptima ferramenta para melhorar os nossos serviços e produtos, não só para reter, como também para atrair novos clientes.»
A empresa está ciente de que a digitalização permite chegar mais depressa aos clientes, de forma mais prática e ágil. Existem ganhos ao nível da eficiência e tornam a medição mais prática e os custos mais baixos, o que permite reforçar a confiança, a disponibilidade e a proximidade – atributos reconhecidos pelos clientes nos diferentes prémios de qualidade de serviço.
OS MAIS RELEVANTES PARCEIROS
Existem mais de 20 parcerias, ligadas a diferentes sectores de actividade, como, por exemplo, clubes de futebol e outros desportos federados, através da parceria do Comité Olímpico de Portugal, bem como no sector do retalho, automóvel, financeira, entre outros. «Procuramos sempre as melhores marcas, nas várias categorias de experiência, para que possamos potenciar emoção e razão aos nossos clientes.»
A Repsol trabalha diariamente com os parceiros, para aumentar a sua oferta e vantagens competitivas, com o objectivo de fortalecer o programa de parceiros de Desconto Imediato.
A estratégia de comunicação da Repsol passa muito pela comunicação via parceiros. «Estamos estrategicamente relacionados com as melhores e mais relevantes marcas de cada sector e privilegiamos essa associação, focando-nos na divulgação da nossa oferta multienergética, na sua competitividade e no serviço que prestamos, nomeadamente garantindo a segurança energética a particulares e empresas.»
REINVENTAR O FUTURO
Os principais desafios da Repsol passam pelo desenvolvimento da oferta digital, seja via desenvolvimento de novas funcionalidades na App Repsol Move, seja via alargamento da oferta de produtos, serviços e diversificação de negócios. «Compreendemos e conhecemos as potencialidades do digital, da personalização, e, por isso, temos vindo a ampliar a nossa oferta nos nossos canais digitais, funcionando como verdadeiras extensões dos nossos pontos de venda», salienta Miguel Pacheco, deixando claro que faz parte da estratégia da empresa convergir a excelência do seu serviço para o mundo digital. «Estamos numa fase de transição, não só energética, mas também digital.»
Assumindo-se como uma empresa da área da energia que contribui para o bem-estar das pessoas, a Repsol acredita ter a capacidade de transformar os desafios em oportunidades pelo papel que desempenha na vida dos portugueses e na sociedade. «Dia após dia reinventamos o futuro. Queremos ser uma marca de referência em toda a cadeia de valor em que estamos presentes e responder com toda a tenacidade às necessidades energéticas dos nossos clientes – motivando o nosso crescente crescimento.»
Em 2022, a ambição passa por continuar a receber toda a confiança dos seus clientes e dar a conhecer, àqueles que ainda não o são, todas as vantagens do programa de fidelização. «Queremos aumentar o número de adesões digitais e o de clientes frequentes.» Em paralelo, a Repsol promete continuar a aumentar a sua oferta multienergética, a melhorar as funcionalidades da App Repsol Move e a colocar o cliente no centro de toda a sua estratégia.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cartões de fidelização e pagamentos”, publicado na edição de Outubro (n.º 315) da Marketeer.