A Repsol apresentou, na estação de serviço de Belém, em Lisboa, uma nova imagem da marca. No primeiro posto de abastecimento com a nova cara, a empresa reuniu colaboradores e parceiros para apresentar uma identidade renovada.
O novo logotipo da empresa mantém o clássico sol da Repsol, embora tenha eliminado as tradicionais três faixas de cor (vermelho, branco e laranja) em favor de uma variação do laranja à magenta.
A nova imagem torna-se conhecida através de uma campanha multimeios, que arranca hoje, tanto em Portugal como em Espanha. À Marketeer, Beatriz Giacomini, diretora de comunicação da Repsol Portugal, assume: “estamos super contentes de que Portugal faça parte de uma estratégia da Península Ibérica. A Repsol não olha só para Espanha ou só para Portugal. Fazemos parte de uma estratégia potente ibérica e hoje fazemos esse lançamento ao mesmo tempo, totalmente alinhados.”
Uma sintonia que começou com a transformação do logo da empresa: “sempre se quis preservar que esta não seria uma mudança da marca e que a essência permanecia. A marca precisava contar a história, dizer quem é a Repsol agora. Um movimento que procurou também colocar o cliente no centro. Ou seja, aquela referência que se tem de uma grande energética, que continua a ser, mas que hoje está muito mais próxima das pessoas. A Repsol procurou colocar o cliente no centro, para se aproximar das pessoas. Assim, pensar no ambiente digital foi importante, porque, efetivamente, é onde também estão as pessoas. E também com o nosso ativo digital, My Repsol, isso fazia total sentido.”
Esta visão resume-se no novo slogan da empresa: “Com Toda a Energia”, que destaca o papel essencial da energia na vida quotidiana e no progresso coletivo. Teresa Pape Alvim, diretora de marketing da Repsol Portugal, na apresentação da campanha, destaca que “este conceito tem um duplo sentido. Por um lado, fornecemos todas as energias que os portugueses precisam no dia a dia. Por outro, a energia humana que querermos ativar”.
A escolha do tipo de letra também não foi ao acaso: “A caixa baixa, é uma tendência de linguagem publicitária. É um tipo de letra ‘que conversa melhor.’ É como se tivéssemos uma conversa mais simples, mais próxima, mais amiga. Reflete essa atitude mais moderna, mais atual, mais próxima.”
Ou seja, a nova identidade visual da empresa reflete uma marca mais flexível, vibrante e acessível. O símbolo da Repsol mantém a silhueta reconhecível, mas incorpora volume e movimento para acentuar a sua iconicidade. O logo renova a tipografia (com letras minúsculas) transmitindo uma imagem mais acessível. As cores — laranja e azul — evoluem para magenta, proporcionando dinamismo e vitalidade.
A implementação desta identidade já começou, no posto de abastecimento do Restelo, junto ao estádio d’OS Belenenses, em Lisboa. A aplicação da nova imagem nas diferentes estações de serviço começa por ser feita nas áreas urbanas e, prevê-se que, até dois anos, todos os 525 postos de abastecimento tenham a identidade renovada.
O design da nova imagem foi dirigido pela consultora britânica Saffron Brand Consultants, especializada na criação de marcas com impacto social positivo. Já a campanha multimeios tem a assinatura da Fuego Camina Conmigo, com adaptação local da Judas e planeamento de meios da Dentsu Media.