Receita de publicidade dentro de jogos cresceu 28% no último ano
Os cidadãos rendidos aos videojogos são cada vez mais diferentes, sendo esta uma das principais razões para mais marcas estarem a olhar para o gaming como uma área de investimento publicitário. Afinal, esta já não é uma forma de chegar a apenas a um público mais jovem, mas, sim, a potenciais consumidores com diversas características.
Talvez por isso, a receita publicitária referente a anúncios dentro de jogos subiu cerca de 28%, a nível global, no ano passado. Dados da Unity, reportados pelo WARC, mostram que mais jogadores estão a ver anúncios: a percentagem de utilizadores diários que vê publicidade dentro dos jogos aumentou de 21,6% em 2020 para 25,9% em 2021.
O principal obstáculo ao investimento em videojogos estará relacionado com a falta de informação sobre a indústria. Segundo o WARC, alguns profissionais de marketing temem também que a reputação das marcas possa sair prejudicada por apostarem em publicidade associada a gaming.
O continente americano foi aquele onde o investimento publicitário in-game mais cresceu, em 2021, verificando-se variações de região para região. Na China e no Japão, a publicidade já responde por mais de metade da receita in-game. Por outro lado, na região EMEA e na Coreia do Sul, corresponde a apenas um terço.