Real by Casa da Calçada já reabriu no coração do Porto com cafetaria, bar e sala privada
O Real by Casa da Calçada, situado na Baixa do Porto, foi renovado e reabriu este mês com dois novos conceitos que se complementam e partilham da mesma filosofia: um restaurante que serve almoços e jantares, com uma carta que leva os clientes numa viagem entre clássicos da gastronomia portuguesa e pratos do imaginário popular portuense, e também uma cafetaria que oferece refeições leves e saudáveis, que podem ser consumidas de forma mais rápida e imediata.
A marca explica que o Real é um projecto com o selo da Casa da Calçada, que “nasceu após a identificação de uma lacuna na oferta gastronómica da cidade invicta”. Além do restaurante, este espaço, onde outrora se encontrava o Garça Real, agrega ainda uma cafetaria, com esplanada, uma sala privada e também um bar.
O espaço, com cerca de 400 metros quadrados, foi projectado por Paulo Lobo, designer de interiores do Porto, e apresenta elementos decorativos e arquitectónicos” acolhedores e sofisticados”, com uma pitada de modernidade”. Dos veludos aos tons intensos e quentes, como o vermelho ou o verde, passando por materiais como o mármore e a madeira, o Real by Casa da Calçada quer espelhar “na perfeição o encontro entre um estilo urbano e cosmopolita e um estilo mais elegante e clássico”.
No restaurante, os clientes podem almoçar ou jantar de terça a sábado. A cozinha é liderada pela equipa da Casa da Calçada, que faz uso de produtos sazonais para confeccionar os pratos com um twist de contemporaneidade. Das propostas gastronómicas preparadas na cozinha do Real by Casa da Calçada destacam-se os pratos de conforto, como a feijoada de línguas de bacalhau e feijoca branca (para partilhar – 50 euros), o polvo à lagareiro com batata a murro (24 euros) ou a presa de porco preto alentejano com migas de couve portuguesa e feijão frade (22 euros).
Para acompanhar as propostas gastronómicas, o Real by Casa da Calçada dispõe de uma carta de vinhos, onde se encontram também as referências da Calçada Wines, a produção vínica do grupo, a par de pequenos produtores.
No leque de espaços disponíveis há ainda uma cafetaria com esplanada, que oferece opções mais leves e económicas, pensadas para uma refeição rápida. Aqui é possível pedir desde um pequeno-almoço continental (7,90 euros) ou americano (11,90 euros), a um brunch (14,90 euros), um lanche com produtos de pastelaria caseira, confeccionados com pouco açúcar ou uma das várias opções da carta, para refeições ligeiras ao almoço, por exemplo.