Poster Mostra: «Queríamos desassossegar e inspirar quem passasse [em Marvila]. Foi isso que fizemos»
O espírito criativo e inovador do Poster Mostra regressa a Marvila para a sua 9ª edição. O evento volta a levar uma série de obras de arte em formato poster para as ruas desta zona industrializada.
A exposição gratuita inaugura a 1 de Junho e estará aberta ao público até 1 de Setembro tendo desafiado profissionais e amadores a criar mensagens visuais impactantes no formato de poster como meio principal. A arte estará distribuída por várias ruas de Marvila: Rua do Açúcar, Rua Sandeman (Rua Capitão Leitão), Largo do Poço do Bispo e Rua Amorim.
Em conversa com a Marketeer, Bruno Pereira, director Artístico e curador do Poster Mostra, recorda que há nove anos pouco se passava em Marvila. Era uma zona esquecida entre Santa Apolónia e o Parque das Nações. E foi da vontade de encher as paredes abandonadas de arte e criatividade que nasceu o Poster Mostra.
Quais as principais diferenças que verificam na receptividade dos artistas e do público ao longo destas nove edições do Poster Mostra?
A grande diferença está relacionada com dois pontos: o enorme aumento de público na inauguração e visitas, e o aumento de criativos a participar nas Open Calls. Ao fim de 9 anos sentimos que fazemos parte de Marvila e Marvila faz parte de nós.
Qual a importância deste evento para talentos emergentes?
O facto de poderem estar expostos nas paredes de Marvila, uma galeria a céu aberto, faz com que sejam vistos por milhares de pessoas que para além daqueles que se deslocam com o propósito de visitar a exposição, são os que simplesmente estão a passar e podem assim desfrutar de arte no seu caminho. Isto permite que, para além, de verem a sua obra, estes visitantes poderão acompanhar o artista que lhe suscitar interesse. Com muito orgulho do Poster Mostra alguns deles seguiram e sedimentaram um belo e fluorescente caminho na área artística e criativa.
Para além disso o público pode ainda comprar o seu poster na nossa loja on-line.
E para os talentos já estabelecidos, qual é a oportunidade que veem nesta participação?
Para alguns a oportunidade tem mais a ver com a disrupção com cânones estabelecidos na arte e criatividade. O facto de estarem numa mostra pública democratiza a visualização da sua obra, passam a estar aos olhos de todos, sem estar encriptada numa galeria fechada ou um acervo. Para outros convidados é a sua primeira experiência num meio como este, algo que exponencia a experiência.
Em termos de participações na Open Call, quais as nacionalidades mais representadas?
Neste momento as nacionalidades com mais presença no Poster Mostra são a portuguesa, a brasileira e a ucraniana.
Ao nível de marcas a Sandeman é a parceira do evento. Porquê essa marca? Que pontos de contacto tem com o evento?
A Sandeman está ligada à arte há muitos anos. Foram das primeiras marcas a fazer esta ligação directa entre arte e publicidade, através de posters de promoção das suas bebidas e da famosa figura irónica: The Don.
A vasta colecção de Posters da marca há muito estava a ser perseguida por nós, e finalmente conseguimos. Há três edições que concretizamos esta parceria em termos de exposição desses posters e uma Open Call dedicada à Sandeman que permite novas gerações interagirem com o ambiente incrível da marca e trazer novas abordagens à mesma.
De que maneira é que a marca se envolve no evento?
Através da exposição do seu espólio de posters e uma Open Call aberta a todos para se inspirarem na marca e fazerem novos posters inspirados nela. Acrescenta-nos história e a personalidade marcante desta marca.
Qual a importância deste evento para a dinamização de Marvila?
Chegámos há 9 anos a Marvila para a primeira edição, na altura pouco se passava aqui. Uma zona esquecida entre Sta. Apolónia e a Expo, fascinou-nos as gigantes paredes abandonadas e as ruas quase desertas. Era o sítio ideal para fazer nascer um projecto que chamasse à atenção para o local. Já existia uma comunidade artística, designers, arquitectos, músicos, mas que estavam fechados em espaços – queríamos trazê-los à rua. Nós queríamos a rua, aquelas paredes, enchê-las de arte e criatividade, comunicar com todos, desassossegar e inspirar quem passasse. Foi isso que fizemos, uma galeria a céu aberto.
Convidados 2024:
Clube Recriativo, Rui Chafes/Mnac, Mariana Baldaia, Ray, André Da Loba, Chinelo, Susana Cereja, Kampus, La Vie De Marie, Kid Richards, Maxime Chanet, Carlos Manuel Gonçalves, Masanori Ushiki, Poets Painters, Francesc Estrada, Cristiana Morais, Cláudia Pascoal, A Culpa Do Joni, David Carson, Eftihia Stefanidi.
Vencedores Open Call:
(h)Ugo, Adelaide Khaled, Ana Catarina Rodrigues, Felipe Vaz Luza, Fernando Xavier, Gonçalo Oliveira, Margarida Lopes Pereira, Ricardo Parker, Sara Santos, Vera Kace.
Vencedores Open Call Sandeman:
Ana Clode, Cat Serafim, Felipe Vaz Luza, İçim Atlı, Nuno Caroço, Rafael Mendes Pereira, Vera Golets.
Texto de Maria João Lima