Quer dar nova vida a roupa que já não usa? NorteShopping recebe workshops de upcycling
Sob o mote “Usar moda de autor e vestir sustentável”, o NorteShopping vai ser palco de um conjunto de workshops e conversas com designers, realizados em parceria com o Portugal Fashion, nos dias 19, 20, 26 e 27 de Janeiro.
O Silo-Espaço Cultural, no Piso 0 do centro comercial de Matosinhos, volta a abrir as portas à moda nacional, depois do Flash Sale Portugal Fashion, realizado no final de 2023. Agora, as vendas dão lugar a workshops, onde os participantes têm a oportunidade de aprender técnicas de upcyling com quatro designers portugueses. São eles Hugo Costa, Katty Xiomara, Alexandra Oliveira (Pé de Chumbo) e Huarte.
Durante o Flash Stage Portugal Fashion serão explorados os temas “Escrever no que vestimos”, “Bem-vestir”, “Misturar para criar” e “Recriar peças de denim”, mostrando que é possível renovar o guarda-roupa sem ter de recorrer necessariamente a novas peças.
O primeiro atelier, intitulado “Escrever no que vestimos”, é dado por Hugo Costa, no dia 19 de Janeiro. A sua marca – com nome homónimo – é conhecida pela utilização da técnica de pintura à mão, com mensagens escritas nas peças que as transformam em statements para quem procura opções modernas e diferenciadoras. Por isso, ao longo de três horas, o designer irá não só ensinar a sua técnica, mas também guiar os participantes nas suas personalizações, sejam t-shits (25 euros) ou sweatshirts (45 euros).
No sábado, dia 20, as atenções estão voltadas para “Bem-vestir”, onde Katty Xiomara vai explorar formas de optimizar o guarda-roupa, tendo em mente os elementos essenciais e os dispensáveis, assim como a importância das cores e dos detalhes. O valor da participação é de 25 euros e inclui a oferta do livro “Reflexo – Guia de bem-vestir” da autoria da designer.
Na semana seguinte, é a vez de “Misturar para criar”, num workshop, agendado para 26 de Janeiro, com a assinatura da Pé de Chumbo, marca criada por Alexandra Oliveira, que recorre a processos artesanais únicos e é já uma referência internacional presente em mais de 30 países. Os participantes são desafiados a levaram consigo uma peça que pretendam ver transformada e, através do modelo “do-it-yourself”, a designer vai promover a aprendizagem-técnica de moda sustentável para dar nova vida a peças antigas. Neste caso, a inscrição tem o valor de 15 euros.
A ganga é a estrela da última data. Fruto da parceria entre as marcas Huarte e Salsa, o atelier inovador de dia 27 vai “Recriar Peças de Denim” – tirando partido da sua intemporalidade –, e demonstrar que umas calças de ganga podem também ter uma nova vida e ser transformadas em peças tendência, como saias, coletes ou tote bags. A personalização será feita de acordo com as preferências de cada pessoa, e será acompanhada pelo designer Huarte e uma equipa de modelação e costura da conceituada marca de jeanswear. Esta iniciativa tem a duração de três horas e custa 20 euros.