Quais as marcas de FMCG mais escolhidas em todo o mundo?
Pelo 9.º ano consecutivo, a Coca-Cola foi a marca de Grande Consumo mais escolhida em todo o mundo em 2020, de acordo com o estudo Brand Footprint, da Kantar. O relatório revela ainda que, apesar da pandemia de Covid-19, 29 em cada 50 marcas do top cresceram no número de vezes que foram escolhidas, seja pelo aumento do número de lares a comprar, seja pela frequência de compra ou as duas.
O estudo Brand Footprint analisa a forma como os consumidores em todo o mundo decidem comprar certas marcas de fast-moving consumer goods (FMCG) em detrimento de outras, baseando-se no indicador Consumer Reach Points (CRP) para elaborar o ranking.
Segundo o relatório, a Coca-Cola foi escolhida 6,5 mil milhões de vezes ao longo do ano, um aumento de 4% em relação ao ano anterior, no que diz respeito às compras para dentro do lar. Apesar da quebra de 2% neste indicador, a Colgate mantém a segunda posição (tendo sido escolhida 4,3 mil milhões de vezes), enquanto a Lifebuoy completa o pódio (três mil milhões de vezes), depois de um incremento de 15%. Maggi, Lay’s, Pepsi, Indomie, Dove, Sunsilk e Nescafé completam o top 10.
Já a Dettol foi a marca que mais cresceu em 2020, tendo registado um aumento de 39%, levando-a a ser escolhida quase 1,4 mil milhões de vezes, e passando da 27ª para a 16ª posição do ranking. «As marcas de higiene e de comida de conveniência foram as que mais beneficiaram com a pandemia. Juntamente com o crescimento de Dettol dentro dos lares de todo o mundo, Lifebuoy, Vim e Palmolive também aumentaram as suas taxas de penetração. Enquanto que, na categoria de comida de conveniência, Maggi, Oreo, Heinz, Lay’s e Barilla foram todas escolhidas por mais lares em 2020, em comparação com 2019», destaca a Kantar.
O relatório Brand Footprint comprova ainda que a pandemia veio acelerar as compras online de bens de grande consumo. Coca-Cola (com um crescimento de 50% das vendas online, tendo sido escolhida 59 milhões de vezes), Heinz (+38%), Nescafé (+29%), Colgate (+38%) e Lay’s (+70%) foram as marcas que lideraram o e-commerce, neste segmento, em 2020.