Programa Retotech leva kits de robótica e programação às escolas
No âmbito da primeira edição do programa Retotech, a Fundación Endesa começou a entregar kits de robótica e programação nas escolas portuguesas. O momento foi assinalado com a entrega dos kits na Escola Básica Avelar Brotero, em Odivelas.
Ao todo, são 28 os estabelecimentos de ensino que participam nesta edição do projecto RetoTech, que já tinham recebido kits equipados com materiais tecnológicos para trabalhar em projectos que abordem necessidades reais da sociedade, utilizando robótica, programação e impressão 3D. Além disso, os professores de cada escola seleccionada também receberam formação de aprendizagem centrada nos dois blocos do programa: robótica e impressão 3D.
Além disso, a Fundación Endesa atribuirá três prémios às melhores iniciativas tecnológicas desta primeira edição, durante um festival presencial a realizar no final do ano lectivo de 2023-2024.
O programa RetoTech tem como objectivo promover o empreendedorismo tecnológico e o estudo das carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) nas escolas. A iniciativa chega a Portugal depois de nove edições realizadas em Espanha, onde impactou mais de 4.600 professores e mais de 69.600 alunos.