Programa internacional da Techstars para líderes de inovação chega a Lisboa este mês

Notícias
Marketeer
03/09/2025
13:40
Notícias
Marketeer
03/09/2025
13:40


Partilhar
Inspirado no programa internacional Techstars Community Leader Academy, a 351 Associação Portuguesa de Startups organiza, pelo segundo ano consecutivo, um evento destinado a incentivar a criação de líderes de comunidades empreendedoras no país, nos dias 20 e 21 de setembro de 2025, no IDEA Spaces São Sebastião. Este é um programa único que irá capacitar e guiar 40 participantes, previamente selecionados de acordo com o seu papel no ecossistema, com base na metodologia Techstars para a criação de comunidades de startups.
A Techstars é o maior investidor early stage do mundo, que também replicou a sua metodologia em locais como Bolder e Atlanta, hoje considerados dois dos maiores ecossistemas empreendedores do mundo. O objetivo é desenvolver o ecossistema nacional através da capacitação de líderes locais em Portugal.
Esta iniciativa gratuita, destinada aos principais intervenientes do ecossistema de startups em Portugal, constitui uma oportunidade ímpar para líderes locais e faz parte da estratégia 351 Community Pulse, que pretende apresentar as ferramentas mais utilizadas internacionalmente para ampliar e dinamizar as comunidades locais. Com base na metodologia, adaptada da Techstars para o mercado português, os participantes vão mapear os principais gargalos que fazem com que o ecossistema tenha dificuldade em crescer e escalar, e definir uma estratégia nacional para que o ecossistema possa florescer
O programa de dois dias tem como objetivos conectar e capacitar os líderes para construírem comunidades de startups a nível local, criar um plano nacional para desenvolver o setor de startups e impulsionar uma rede de criadores de comunidades que irá implementar estas iniciativas em todas as principais regiões do país. Para tal, a 351 Associação Portuguesa de Startups irá juntar numa única sala todos os atores do ecossistema, como founders, investors, corporate, líderes de ecossistemas regionais e nacionais, e ainda jornalistas com foco em inovação.
A programação tem ​​como base momentos práticos e colaborativos, oferecendo espaços para que os participantes criem uma rede de apoio e mentoria, procurem ajuda para os seus desafios locais, e troquem experiências entre si, através de sessões de dinâmicas de co-construção. Adicionalmente, os líderes de comunidades vão poder ter acesso a conhecimento e estratégias comprovadas de desenvolvimento de comunidades, assim como a networking, workshops, seminários e sessões de mentoria no âmbito da rede da 351 Startups, para estimularem as suas comunidades locais de startups através de iniciativas e eventos, como o Techstars Startup Week, o Techstars Startup Weekend, o Startup Grind, o CreativeMornings e os Tech Workshops.
“Não podíamos estar mais felizes. Já temos diversos founders, líderes de ecossistemas regionais e nacionais, investidores, diretores de inovação de grandes empresas e jornalistas confirmados. Esta será a primeira vez onde todos os intervenientes estarão reunidos, para mapear os gargalos do ecossistema português e criar um plano de ação. Acreditamos que o outcome do Techstars Community Leader Academy será uma estratégia nacional para desenvolver o ecossistema nacional, onde cada participante do ecossistema terá o seu papel, e juntos vamos desbloquear vários milhões de euros em desenvolvimento económico, pelo simples facto de ajudar as startups a prosperarem”, revela Fernando Jardim, líder da 351 Associação Portuguesa de Startups.
“O IDEA Spaces é um espaço conhecido pelo seu forte caráter inovador, pela capacidade de conectar empreendedores e pelo ambiente único que proporciona para a criação de novas ideias. Acolher o Techstars Community Leader Academy em Lisboa é um marco importante para o ecossistema português e estamos muito entusiasmados por contribuir para o fortalecimento da próxima geração de líderes de inovação” afirma Sofia Lombardo, Brand Project Manager do IDEA Spaces.
As candidaturas são gratuitas, sendo que diversos players do ecossistema já foram convidados e estão confirmadas as suas inscrições. Os interessados em participar podem manifestar o seu interesse pelo website da 351 Startups, embora os lugares estejam limitados aos principais líderes de cada comunidade local. A 351 Associação Portuguesa de Startups está à procura de pessoas com um papel impactante, nomeadamente ligados a universidades, administração local, incubadoras e aceleradoras, iniciativas locais de apoio a fundadores ou talento tecnológico, entre outras entidades.



Notícias Relacionadas

Ver Mais