A Vodafone lançou um novo anúncio que dá continuidade à sua campanha de Natal e que pretende sensibilizar para os conteúdos de violência de género e masculinidade tóxica que circulam nas redes sociais. O spot está presente em televisão e redes sociais.
Desta vez, o protagonista é o professor Pedro Lopes que, “além da sua missão de docente – transmitir conhecimento e ajudar a formar cidadãos atentos e responsáveis –, dá aulas numa escola que recebeu o programa Cidadania DigitALL”, iniciativa da Fundação Vodafone, em parceria com a APAV, que tem como objetivo “promover uma navegação online segura e consciente”, explica-se em nota de imprensa.
“Há de facto violência de género. São situações de indisciplina, de desrespeito pelo outro, de ofensas, de partilha de imagens”, aponta Pedro Lopes no spot, num testemunho que destaca a importância dos docentes na promoção de relações saudáveis e responsáveis no mundo digital.
Este panorama é confirmado por um estudo divulgado pela Vodafone no Reino Unido, em conjunto com a instituição NSPCC, que mostra que 70% dos professores observaram um aumento de linguagem sexista.
Comprometida com a causa, a Fundação Vodafone juntou-se assim à APAV para levar às escolas de todo o país sessões práticas sobre cidadania digital, através do Cidadania DigitALL, programa que “promove reflexão e fornece ferramentas para que os jovens possam navegar online de forma segura e consciente, tirando partido do melhor que a tecnologia tem para oferecer”.
Desde o seu lançamento, este programa já impactou mais de 10 mil estudantes, envolvendo uma centena de agrupamentos escolares em 45 municípios.














