Presidenciais: como as televisões vão fazer a cobertura da noite eleitoral

Notícias
Marketeer
15/01/2026
10:45
Notícias
Marketeer
15/01/2026
10:45


Partilhar

As eleições presidenciais deste domingo, 18 de janeiro, vão mobilizar uma vasta operação mediática nos principais canais de televisão, que preparam emissões especiais prolongadas para acompanhar a noite eleitoral que vai dar a conhecer o próximo Presidente da República.

Da rapidez informativa à análise aprofundada, os diferentes canais prometem uma cobertura abrangente e contínua, acompanhando em detalhe um momento-chave para a democracia portuguesa. Conheça os trunfos e apostas da RTP1, RTP Notícias, TVI, CNN Portugal, CMTV e Now.

(A Marketeer também questionou a SIC e a SIC Notícias sobre a forma como os canais do grupo Impresa vão fazer a cobertura da noite eleitoral mas apenas apurou que vão contar com os comentários de António Vitorino, Miguel Morgado, Clara Ferreira Alves, Ricardo Costa, Bernardo Ferrão, José Gomes Ferreira, Ângela Silva, Maria João Avillez, Daniel Oliveira, Martim Silva e Sebastião Bugalho)

RTP1 e RTP Notícias

A RTP aposta numa cobertura transversal e contínua ao longo de todo o dia, com especial enfoque na noite eleitoral. A emissão especial arranca às 18h na RTP Notícias e estende-se, a partir das 19h, em simultâneo à RTP1, sendo conduzida por José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço, João Adelino Faria, Carlos Daniel e Cristina Esteves. Às 20h00, a sondagem da Universidade Católica efetuada à boca das urnas dará a conhecer as primeiras projeções de resultados.

A análise dos resultados ao longo da noite estará a cargo de João António, diretor do CESOP – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, e de Maria Castello Branco, António José Teixeira e Manuel Carvalho. Em estúdio, estarão ainda convidados políticos que representam as candidaturas principais: Francisco Assis, Mário Amorim Lopes, Miguel Poiares Maduro, Pedro Pinto e Teresa Violante para uma análise detalhada à noite eleitoral.

Paralelamente, a RTP Notícias manterá uma emissão informativa contínua ao longo do dia, com diretos de vários pontos do país, acompanhando a votação dos candidatos e das principais figuras políticas.

Segundo é detalhado em comunicado, também a Antena 1 está a preparar a cobertura da noite eleitoral, com o envio de repórteres a todas as sedes de campanha. A emissão contará com projeções, acompanhamento da contagem de votos e análise em estúdio com jornalistas, políticos e académicos, entre os quais Gustavo Cardoso (professor Catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE), Rita Figueiras (professora e investigadora da Universidade Católica) e José Fontes (professor na Universidade Nova de Lisboa).

TVI e CNN Portugal

Já a TVI e a CNN Portugal vão apostar em emissões especiais distintas, mas complementares, com as duas marcas a apresentarem propostas editoriais “diferentes, ajustadas a públicos e ritmos de consumo de informação distintos”.

Enquanto a TVI, como canal de sinal aberto, aposta numa emissão “mais prática, direta e orientada para resultados imediatos”, a CNN Portugal vai oferecer uma abordagem “mais sofisticada, com maior profundidade analítica e interpretação detalhada dos dados eleitorais”, explica-se em comunicado.

A TVI inicia a sua emissão especial pouco antes das 20h00, com um formato “mais curto e concentrado”. Tal como na CNN Portugal, será apresentada às 20H uma sondagem à boca das urnas, com foco na principal questão da noite: quem são os dois candidatos que passam à segunda volta. Várias equipas de reportagem estarão igualmente destacadas nas principais sedes de campanha.

A emissão da TVI “distingue-se pela forte aposta em inteligência artificial (IA) e realidade aumentada”, aliada a um grafismo “inovador” que pretende facilitar a compreensão dos dados e tornar a experiência visual mais rica, detalham as estações em comunicado.

O pivô central será José Alberto Carvalho, enquanto Pedro Benevides se encarrega da Magic Wall e Sara Pinto e Sandra Felgueiras estarão nas áreas de comentário. A TVI contará ainda com duas áreas de análise, uma de Miguel Sousa Tavares e outra com os comentadores José Pacheco Pereira, José Miguel Judíce, Sérgio Sousa Pinto, Teresa Nogueira Pinto e Francisco Rodrigues dos Santos.

Já na CNN Portugal, a cobertura da noite eleitoral será marcada por uma emissão “inteiramente dedicada às eleições”, sendo que entre as 19H e as 02H00, o canal de informação do grupo Media Capital terá uma emissão especial fortemente centrada nos resultados e na sua interpretação.

A condução da emissão da CNN será assegurada pelos pivôs Ana Guedes Rodrigues, Ana Sofia Cardoso, André Neto de Oliveira e João Marinheiro. A análise estará a cargo de um conjunto de comentadores, que vão desde Miguel Relvas e Pedro Adão e Silva até Pedro Santos Guerreiro, Rui Calafate, Helena Matos, Mafalda Anjos ou Margarida Davim, Adalberto Campos Fernandes, Pedro Frazão ou Rui Rocha.

CMTV  e Now

A CMTV prepara a cobertura da noite eleitoral com cinco estúdios, oito pivôs, 16 centros de direto entre candidatos e partidos e um ecrã gigante interativo com resultados atualizados “ao segundo”.  Às 20h em ponto será também divulgada uma sondagem à boca das urnas.

Em estúdio, o canal conta com os pivôs José Carlos Castro, Daniela Polónia, Sara Carrilho, Ângela Gonçalves Marques e Francisco Penim no ecrã interativo de resultados, aos quais se juntam em direto a partir da diáspora João Ferreira (Paris), Diogo Carreira (Bruxelas) e Anabela Benedito (Genebra).

Os comentários ao longo da noite para descodificar os resultados serão de João Pereira Coutinho, Rui Pereira, Luís Campos Ferreira, Marcos Perestrelo, Francisco José Viegas, Marta Silva, Camilo Lourenço e António Salvador, diretor geral da Intercampus para acompanhar sondagens e resultados.

O canal Now também aposta numa cobertura extensa, com uma emissão especial ao longo de todo o dia, com cobertura jornalística das votações e eventuais boicotes, contando durante a tarde com as análises de Raul Vaz, Maria Henrique Espada, Rui Batista e Filipe Alves.

Como pivôs, o canal de informação da Medialivre conta com Pedro Mourinho, Marisa Caetano Antunes, Janete Frazão e Patrícia Matos, que acompanhará os resultados “ao segundo” no ecrã touch. O canal aposta ainda em nomes de peso do cenário político para analistas principais, como Santana Lopes, Isaltino Morais, Fernando Medina e Hugo Soares. A análise estratégica fica a cargo de Luís Paixão Martins e João Gabriel, enquanto a análise de discurso e campanhas será feita por Judite Sousa e Eduardo Dâmaso.

A transmissão vai ainda apresentar uma dupla de comentário composta por André Coelho Lima e Mariana Vieira da Silva, sendo que depois dos resultados finais o canal aposta numa emissão especial do programa “Provas Dadas” com Rita Matias, Joana Mortágua e Aline Beuvink.




Notícias Relacionadas

Ver Mais