Preparar o regresso às aulas de A a Z

MARKETEER CONTENTS

Já está em marcha a campanha de Regresso às Aulas do El Corte Inglés para o ano lectivo 2019/2020. A campanha consiste na apresentação da alargada oferta que o El Corte Inglés tem para os seus clientes nesta fase do ano: moda e sapataria infantil e juvenil, equipamento desportivo, material escolar de papelaria, livros escolares e também as mais recentes propostas em tecnologia.

Para além da loja física, a oferta estende-se à loja online. Durante a campanha Regresso às Aulas, os clientes da cadeia de origem espanhola beneficiam de um cartão promocional que acumula, até dia 30 de Setembro, um saldo de 10% do valor das compras efectuadas em livros escolares, moda infantil, acessórios e sapataria infantil, equipamento desportivo escolar, material escolar de papelaria, numa selecção de brinquedos educativos e numa selecção de marcas de moda jovem.

O saldo acumulado pode ser descontado nos mesmos departamentos (excepto livros escolares e uniformes escolares) até 13 de Outubro. Fonte oficial da insígnia sublinha que o El Corte Inglés deve ser a loja de referência na preparação do ano lectivo pela sua grande variedade de artigos e serviços. «Queremos com esta campanha consolidar o nosso posicionamento de espaço comercial onde o cliente pode encontrar tudo o que necessita para preparar o regresso às aulas, desde a roupa infantil com uma alargada oferta de uniformes escolares, à papelaria com todos os manuais escolares e livros de exercícios, sem esquecer o equipamento para a prática dos desportos favoritos.»

Nas lojas físicas a comunicação da campanha arrancou a 26 de Julho e, na loja online, existe também um grande destaque para toda a informação relativa a este tema. Já a comunicação exterior começou no início de Agosto e vai aumentando gradualmente até ao início das aulas. A promoção do serviço tem sido feita nas nossas lojas, no digital, e nos media, com destaque para a rádio e para os media digitais.

E os resultados não se fizeram esperar. «Podemos dizer que o resultado da compra de livros escolares é muito positivo e estamos a registar este ano um ritmo de reservas superior ao ano anterior. Estamos já a fazer as primeiras entregas de livros reservados.» A reserva dos livros escolares pode ser efectuada online, de forma gratuita, sendo a posterior recolha nas lojas de Lisboa e Gaia Porto. Foi criado um micro site para este efeito: reserva-livros-escolares-elcorteingles.pt.

Há a salientar também que o El Corte Inglés é um ponto acreditado de Manuais Escolares Gratuitos. Neste ano lectivo todos os alunos do 1.º ao 12.º ano, que frequentem estabelecimentos de Ensino Público em Portugal Continental, terão acesso a livros escolares gratuitos, podendo os vouchers ser trocados nas livrarias das lojas de Lisboa e Gaia Porto.

Muito mais do que livros

Mas não só de manuais escolares se faz o regresso às aulas. Os produtos mais procurados nesta época são os de roupa infantil, com destaque para os uniformes escolares, uma vez que o El Corte Inglés é o fornecedor oficial de fardas de várias escolas. Além dos uniformes, também há uma grande procura de roupa prática para o dia-a-dia, bem como de calçado de qualidade e duradouro.

Por outro lado, há uma grande procura de livros e material de apoio escolar, mochilas e artigos de papelaria. Este ano as colecções da Busquets, da Pepe Jeans e da Totto, por exemplo, estão a ter muita procura no El Corte Inglés. Os produtos que registam mais alterações de ano para ano são as mochilas, os estojos e os cadernos, que normalmente seguem as tendências da moda.

Este ano destacam-se os artigos escolares com motivos alusivos a figuras da Marvel e Fortnite. Há uma constante procura pela novidade, seja de produtos, de serviços, de marcas e até das personagens que estão na moda. Ao nível de tendências, os responsáveis do El Corte Inglés salientam que têm notado que há uma crescente procura e venda através da loja online, e também há cada vez mais clientes que utilizam o online para pesquisar produtos e promoções, mas depois concretizam a compra na loja física.

«Continuamos também a verificar que o cliente continua permeável às promoções e às facilidades de pagamento, uma vez que o gasto médio é bastante elevado.» Na verdade, o impacto das promoções nas vendas é bastante significativo, sobretudo porque, sublinha o porta-voz, «os clientes, ao beneficiarem de campanhas exclusivas e de serviços gratuitos com uma abrangência de sortido que dificilmente encontram no mercado, tendem a repetir as suas visitas» e, consequentemente, a fidelizarem-se à marca.

Reforçar o posicionamento de referência

O principal objectivo do El Corte Inglés é reforçar o seu posicionamento de referência e afirmar-se enquanto lugar ideal para o cliente preparar o regresso às aulas. Quer continuar a ser capaz de dar resposta às necessidades dos clientes através da grande variedade de artigos e daquele que já é o seu grande factor de diferenciação: um nível de serviço superior ao dos concorrentes.

«Pretendemos superar os valores do ano anterior em todas as áreas, tentando ganhar quota de mercado», garantem. Daí que as suas marcas próprias, tanto em moda como em artigos escolares, apresentem uma excelente relação qualidade/ /preço, sendo cada vez mais uma preferência. O El Corte Inglés diferencia-se, também, pelo vasto leque de marcas que apresenta em cada segmento de mercado.

Indubitável é que a venda de materiais escolares tem naturalmente o seu ponto mais forte nesta altura do ano, representando, assim, uma parte muito significativa do volume de negócios do global do ano no El Corte Inglés. Há, no entanto, um segundo momento de aumento nas vendas de livros e materiais escolares, que se regista antes dos exames nacionais.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Via Verde Estacionar Lisboa com 1.º estacionamento gratuito