A DECO PROteste continua a monitorizar semanalmente o preço de um cabaz com 63 produtos alimentares essenciais, numa iniciativa iniciada em fevereiro de 2022 em resposta à escalada da inflação. O cabaz abrange categorias como carne, peixe, congelados, frutas e legumes, laticínios e mercearia, incluindo alimentos como frango, pescada, batata, maçã, arroz, leite e queijo e o aumento dos preços é evidente.
De acordo com a mais recente análise, entre 5 de janeiro de 2022 e 14 de maio de 2025, o valor total do cabaz aumentou 52,02 euros, o que representa uma subida de 27,72%. Comparando períodos mais recentes, entre 1 de janeiro e 14 de maio de 2025, o aumento foi de 3,56 euros (1,51%), e na última semana observou-se uma variação de apenas 77 cêntimos (0,32%).
Segundo a análise da DECO PROteste, a pescada destacou-se como o produto com maior aumento de preço face à semana anterior. Já entre os produtos com menor variação — ou até com ligeiras descidas — encontram-se algumas frutas e legumes, como a laranja e a cebola, que mantiveram os seus preços mais estáveis ao longo do tempo. Esta discrepância evidencia a volatilidade de certos alimentos, especialmente os de origem animal, face à estabilidade de alguns bens hortícolas.














