Oscar: startup portuguesa ajuda a fazer reparos em casa e até a tosquiar o cão
Oscar podia ser nome de gato, cão ou periquito, mas neste caso trata-se mesmo da designação de uma plataforma portuguesa que promete facilitar e muito a vida dos consumidores. Como? Ao reunir num lugar só mais de 150 serviços, como reparação de aparelhos, limpeza, lavandaria e até banhos e tosquias de animais.
A ideia partiu de João Marques quando mudou de casa e se apercebeu que, para chamar um técnico a casa seria muito mais complexo e demoraria muito mais tempo do que o esperado. «Muitas vezes submetia um orçamento e, de repente, tinha vários técnicos a telefonarem-me enquanto estava a trabalhar ou então tinha de pesquisar especialistas num directório online. Inclusive, cheguei a agendar um serviço com um técnico que nunca apareceu», partilha com a Marketeer o CEO do Oscar.
Foi a partir daqui que tudo fluiu e nasceu uma solução rápida, eficaz, intuitiva e simples. A plataforma surgiu então em 2020 com um nome próprio como se de uma pessoa se tratasse. Tudo começou com uma fase de testes com alguns alojamentos locais, para que João Marques pudesse perceber o que seria necessário melhorar. Um ano depois, aparecia oficialmente o Oscar no mercado.
«Através da app é possível chamar um técnico em menos de 30 minutos e seguir o seu percurso no mapa. O nosso objectivo é facilitar o processo de contratação de um serviço para casa, tornando-o mais rápido, eficiente e 100% transparente.»
Além disso, garante o CEO, «o preço apresentado é fixo e transparente, sendo que existe a opção de deslocação imediata, na qual os técnicos chegam à casa dos clientes em cerca de 30 minutos, ou de agendar uma visita». Mas há mais: se nos 15 dias seguintes à prestação do serviço ocorrer algum problema, é possível voltar a chamar o mesmo técnico, sem quaisquer custos adicionais.
«Actualmente, a nossa aplicação regista cerca de 100 mil downloads e estamos a realizar milhares de pedidos todos os meses, à medida que mantemos um crescimento mensal acima de 30%. A limpeza doméstica e o serviço personalizado são os mais populares. Este permite que os clientes possam descrever o que pretendem e conseguir um serviço ainda mais à sua medida», explica João Marques.
E para dar a conhecer a startup ao público português, o seu CEO revela que uma das estratégias de divulgação passa pelo marketing de influência. «Tem sido uma boa aposta para fazer chegar a nossa mensagem aos clientes.»
De olhos postos lá fora
O nome Oscar não tem como propósito único fazer lembrar uma pessoa que se pode chamar para ajudar. Neste momento, a plataforma cobre toda a área de Lisboa, Porto e Coimbra, mas o objectivo, a longo prazo, é a internacionalização da startup. Logo, a denominação escolhida pode funcionar em diversas línguas, além do português.
«Vamos começar a preparar a nossa expansão para o resto da Europa. Apesar de o mercado português ainda ter muito para nos dar e de termos ambição de conquistar mais regiões, queremos começar a internacionalizar a nossa app e levá-la mais longe.»
Texto de Beatriz Caetano