Pratos sazonais são os novos protagonistas do Real by Casa da Calçada

A poucos metros da Avenida dos Aliados e quase paredes meias com o Rivoli, no Porto, fica o Real by Casa da Calçada, um restaurante com “roupa” nova, mas as receitas de sempre da gastronomia portuguesa – do bacalhau ao polvo, dos rojões às bochechas. Porém, nos meses que se avizinham as estrelas vão ser outras e serão sempre diferentes até Março de 2024.

Como forma de aproveitar a sazonalidade de alguns produtos, o Real coloca as luzes dos holofotes sobre um ingrediente de cada vez, que dará corpo e forma a dois pratos. Em Novembro, mês de São Martinho, os clientes poderão saborear a castanha de duas formas: vitela assada com arroz, castanhas assadas, croutons e cebola caramelizada (22 euros) e pudim de castanha (8 euros).

No mês do Natal, o destaque é dado ao protagonista da época por excelência: o bacalhau. Entre encontros à mesa com amigos ou família, é possível saborear duas criações: roupa velha (15 euros), uma receita tradicional desta época, popular em diversas zonas do País, e posta de bacalhau assada na brasa, batatinha e cebola vinagrada (22 euros).

O Real by Casa da Calçada conta com cerca de 400 metros quadrados divididos por várias áreas, que vão de uma zona mais descontraída à entrada, onde é possível aproveitar, por exemplo, o cocktail de autor Almond Breeze (12 euros) – feito com base na amêndoa que será a rainha de Março – a uma sala ligeira, pensada para refeições mais rápidas, mas confortáveis, e a um espaço acolhedor, abraçado pela luz natural da clarabóia que se estende por quase todo o tecto.

Como forma de começar 2024 da melhor forma, são sugeridos, para Janeiro, o bife à portuguesa com batata frita e esparregado de grelos (24 euros) e o crocante de farinheira, grelos e frutos secos (14 euros) – que destacam os grelos como produto-estrela da estação.

Segue-se o mês mais curto do ano e a chegada da beterraba ao menu. Este legume que ainda divide opiniões fará parte do pato com beterraba e laranja (23 euros) e da salada de beterraba e queijo (14 euros). A aposta do Real by Casa da Calçada termina com o já mencionado cocktail de amêndoa a fazer lembrar a Páscoa com uma capa envolvente de chocolate (12 euros) e com a tarte de amêndoa (8 euros).

As refeições poderão ainda ser acompanhadas de um pairing, proporcionado à medida consoante as escolhas feitas para a refeição. O importante é que o paladar saia agradado e a desejar voltar ao Real by Casa da Calçada, onde só em casa se poderá sentir um conforto semelhante.

Texto de Beatriz Caetano

Artigos relacionados