Portugueses são mais adeptos de adoptar do que de comprar animais de estimação

Um inquérito realizado pela Fixando mostra que 76% dos portugueses adoptou animais de estimação, em vez de comprar. A análise, com base nas respostas de cerca de mil utilizadores da plataforma dedicada a promover profissionais de serviços, revela ainda que 64% tem pelo menos um animal de estimação em casa.

“Com inúmeras campanhas publicitárias de sensibilização para o tema, os portugueses parecem aderir cada vez mais a esta causa”, indica a Fixando em comunicado.

Entre os 64% que tem pelo menos um animal, 38% revela ter crianças a viver e a confraternizar com os cães ou gatos, por exemplo, e 83% acredita que este convívio é positivo.

A maioria (75%) considera que deveria existir mais apoios do Estado para quem tem animais de estimação, principalmente para quem adopta em vez de comprar. Em média, os portugueses inquiridos gastam 54 euros por mês para cuidar dos seus animais.

Além disso, mais de metade dos inquiridos concorda que os donos devem ter direito a um dia de luto pelo falecimento dos seus animais – proposta recentemente submetida no Parlamento pela deputada não-inscrita Cristina Rodrigues.

Artigos relacionados