Portugueses passam 3h30 por dia no telemóvel
A Geração Z (16 aos 24 anos) passa cinco horas online no telemóvel por dia, enquanto os Boomers (58 e 64 anos) passam apenas duas horas, conclui um estudo da Adsmovil em parceira com a GWI. As conclusões mostram também que os portugueses passam, em média, cerca de três horas e meia no telemóvel.
Já quando se fala do tempo dedicado, por dia, às redes sociais, verifica-se que a média é de duas horas e meia. O Facebook é a rede social favorita dos portugueses, com 69% a assumir que a utiliza diariamente, apesar de globalmente apenas 58% o fazer. Seguem-se o WhatsApp (69%) e o Instagram (60%). No que diz respeito aos principais motivos para o uso destas plataformas, 66% dos inquiridos refere querer manter o contacto com amigos e familiares, 55% fala de querer preencher o tempo livre e 50% refere a leitura de notícias.
O telemóvel tem ganhado também cada vez mais destaque entre as preferências dos portugueses para jogos online: 64% assume que usa o telemóvel para esse efeito, valor que se mantém constante desde 2015. Contudo, neste campo, os dispositivos têm sofrido várias alterações, com o uso do computador para esta prática a cair mais de 30%. Enquanto 79% dos inquiridos utilizava o computador para gaming em 2015, actualmente apenas 47% o faz. Também o uso das consolas de jogos caiu 10% desde 2015.
«A tendência vai passar sempre pelos telemóveis. Vemos, com os novos dados da Adsmovil, como os portugueses, de todas as idades, o utilizam. Seja para ler notícias ou conversar nas redes sociais, quer seja para jogar online, é ao telemóvel que os portugueses, principalmente os mais novos, dedicam uma grande parte do seu dia. É por isso que se as empresas se querem ligar aos seus consumidores o devem fazer pensando que parte da estratégia tem de passar pelos telemóveis», afirma, em comunicado, Pedro Sousa, country manager da Adsmovil em Portugal.