130 milhões de euros é quanto os portugueses deverão gastar na semana da Black Friday
A Black Friday aproxima-se a passos largos estima-se que os portugueses vão gastar entre 120 e 130 milhões de euros na semana dos descontos. A previsão é de um estudo anual da blackfriday.pt, realizado pela GfK.
O cenário para a Black Friday deste ano revela um panorama de compras menos ponderado entre os consumidores portugueses. De acordo com o estudo, a maioria dos portugueses (72%) planeia gastar, em média, 290 euros durante a Black Friday, ou seja, um aumento do valor de 11%, comparativamente com o ano anterior.
Contudo, para 30% dos potenciais compradores o valor de compras estará abaixo do valor médio apurado e terá um tecto máximo de 100 euros. Mas pode até ser mais, uma vez que 24% dos possíveis compradores refere que pretende gastar entre 101 euros e 300 euros, enquanto 11% ainda não tem certeza sobre o valor que vai gastar – um valor mais baixo quando comparado com os 27% do ano anterior.
O estudo revela ainda uma mudança nas preferências de compra, com 42% dos inquiridos a colocar a moda, incluindo vestuário, calçado e acessórios, no topo das suas listas de intenções de compra. Os electrodomésticos (29%) e os livros (27%) também estão no top três. A tecnologia aparece em quarto lugar. Além disso, este ano, os produtos alimentares (15%) voltaram a estar em destaque no topo das escolhas.
O que toca ao meio utilizado para realizar as compras, 54% dos portugueses planeia fazê-las tanto online como offline. Porém, 25% prefere comprar online, enquanto 16% opta por lojas físicas.
«Apesar das opiniões contraditórias relativamente à Black Friday e à Cyber Monday, 71% dos inquiridos tem uma opinião positiva, o que representa um aumento de 9% em comparação com 2022. A principal razão, indicada por 64% dos consumidores, deve-se ao facto de considerarem que a Black Friday lhes permite poupar dinheiro», diz, em comunicado, Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt.