Portugal é o 6.º principal destino turístico de luxo do mundo
Portugal é o 6.º destino preferido dos turistas que pretendem marcar férias de luxo em 2024. A conclusão é do estudo ““Hábitos de férias de luxo”, elaborado pela Condé Nast Johansens.
De acordo com a publicação especializada em Turismo, o País recolheu 16% das preferências dos inquiridos que têm como intenção marcar férias de luxo este ano. O destino apontado como o mais desejado é Espanha (30% das respostas), seguido de França (27%), Itália (19%), Grécia e Estados Unidos da América (17%). O inquérito foi realizado junto dos utilizadores do website da Condé Nast Johansens e dos guias impressos “Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2024” e “Condé Nast Johansens: Luxury Spas 2024”.
Segundo a Condé Nast Johansens, 60% dos inquiridos são mulheres e a idade média predominante está acima dos 55 anos. O rendimento médio do viajante de luxo ronda os 100 mil euros por ano.
Quanto ao número de viagens planeadas para este ano, 33% dos inquiridos tencionam fazer três ou quatro, enquanto 27% pensam fazer apenas duas, sendo Setembro (44%), Junho (39%) e Maio (37%) os meses mais procurados para a marcação de férias. Já 27% dos inquiridos pensa fazer escapadelas de fim-de-semana.
Já sobre a forma como marcam as suas férias, o estudo conclui que cada vez mais os viajantes de luxo preferem fazê-lo directamente através do site dos hotéis (68%). 56% dos inquiridos preferem contactar uma agência de viagens online, enquanto apenas 13% se deslocam a uma agência de viagens física. Os hotéis boutique (58%) são os mais procurados por este target, seguidos dos hotéis de luxo independentes (55%) e das redes hoteleiras internacionais (51%).
Ainda segundo o estudo, os tratamentos de spa e bem-estar são cada vez mais valorizados pelos viajantes de luxo: um em cada três está interessado neste tipo de serviços. Em média, esperam gastar mais de 3.100 euros em viagens ao spa e uma média de 370 euros em cada tratamento.