Por onde passa o futuro da educação? O Innovators Forum vai estudar as respostas
É já amanhã, dia 8, que a Sonae irá promover a primeira edição do Innovators Forum, um fórum de partilha de conhecimento sobre áreas que impactam directamente a sociedade. A educação é o tema escolhido para esta primeira edição, que decorrerá na LX Factory, em Lisboa.
Ao longo do dia serão exploradas tendências, desafios e oportunidades para inspirar educadores, alunos e decisores a adoptar abordagens inovadoras e promover a colaboração construtiva entre os principais intervenientes do ecossistema da educação, com o objectivo de provocar “mudanças significativas” no sector.
O evento irá focar-se em cinco grandes temas: a tecnologia na educação, aprendizagem personalizada, competências para o futuro, educação inclusiva e aprendizagem ao longo da vida. Para debater estes temas, a Sonae convidou um painel de especialistas em educação, tais como David Kellerman (consultor e professor na Universidade de Sidney) e Pedro Santa Clara (fundador da Escola 42), entre muitos outros.
Em entrevista à Marketeer, Daniel Fonseca, director de Marca e Comunicação Corporativa da Sonae, explica os objectivos e expectativas para esta primeira edição do Innovators Forum.
Em que contexto e com que objectivos surgiu a ideia de criar o Innovators Forum?
O Innovators Forum’23 surge do empenho da Sonae em estudar aprofundadamente temas que impactam a sociedade, de forma a melhor se preparar para o futuro, e querer partilhar esse conhecimento de forma alargada e geradora de valor. É também uma forma de contribuirmos para a missão da Sonae de criar valor económico e social de longo prazo, levando os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas.
O Innovators Forum’23 será um fórum de partilha de conhecimento alinhado com as prioridades da Sonae na promoção da inovação e colaboração, onde, mais do que apresentar respostas, pretendemos dar palco aos Inovadores: pessoas e organizações que ousam desafiar o status quo, pensar diferente e inovar nas mais diversas áreas que impactam a sociedade.
Assim, através desta iniciativa, pretendemos promover o intercâmbio de ideias e conhecimentos, com o intuito de levar à acção, de encontrar os vários caminhos possíveis para criar um amanhã melhor para todos e à prova do futuro.
Que expectativas alimentam para esta primeira edição? E porquê o enfoque no tema da educação?
A educação foi escolhida como tema da primeira edição do Innovators Forum por ser de grande relevância para a sociedade e para a Sonae. Acreditamos que a educação está na fundação do desenvolvimento da sociedade como um todo, sendo mesmo o melhor elevador social. Por isto, e pelo facto de este ano estarmos também a lançar a primeira edição do Prémio Sonae Educação, foi-nos natural a escolha deste tema para o arranque do Innovators Forum.
Como tal, esperamos com esta edição levar à discussão as tendências, desafios e oportunidades da área da educação, com o objectivo de inspirar educadores, alunos e decisores a adoptarem abordagens inovadoras e que impactem positivamente o sistema educativo, tornando-o mais resiliente e atractivo.
Quais os principais desafios que o sector da educação enfrenta em Portugal? E de que forma serão abordados durante o Innovators Forum?
O Innovators Forum’23 irá focar-se em cinco grandes temas relevantes na educação e que irão moldar o seu futuro: a tecnologia na educação, aprendizagem personalizada, competências para o futuro, educação inclusiva e aprendizagem ao longo da vida.
O papel da tecnologia na educação será abordado através da análise de como esta pode melhorar o ensino e complementar a realidade física. Para abordar este tema, iremos contar com David Kellerman, consultor e professor na Universidade de Sidney, que, enquanto orador, irá abordar o potencial da inteligência artificial na educação.
Na temática da aprendizagem personalizada, iremos abordar de que forma as preferências e necessidades únicas dos alunos podem ter resposta através de modelos educativos personalizados. Para debater este tema iremos contar com nomes como Pedro Santa Clara (professor na Nova SBE, fundador da Escola 42 e director da Tumo Coimbra), José Pacheco (fundador da Escola da Ponte e da Open Learning School) e Tim Vieira (fundador e CEO da Brave Generation Academy) que, tendo por base a sua experiência, irão discutir as novas abordagens da educação.
As competências para o futuro serão outro dos focos do Innovators Forum’23, que, através das intervenções de oradores como Gonçalo Duque (CEO da Junior Achievement Portugal) e Afonso Mendonça Reis (fundador e co-CEO do projecto Mentes Empreendedoras), pretendemos transmitir a sua visão sobre o ensino do empreendedorismo como forma de preparar o futuro da educação.
Em relação à educação inclusiva, será abordada a importância da promoção da equidade, diversidade, inclusão e a acessibilidade em ambientes de aprendizagem, através da garantia de que todos os alunos, independentemente das suas capacidades ou origens, têm oportunidades iguais de sucesso.
Já no que diz respeito à aprendizagem ao longo da vida como uma ferramenta crucial para o crescimento pessoal e desenvolvimento profissional, numa sociedade em rápida evolução, será abordada numa conversa entre Marta Cunha (head of Transformation na Sonae e líder da equipa de gestão PRO_MOV), João Duarte (professor na Nova SBE e coordenador da plataforma ReSkill Hub) e João Magalhães (co-fundador e CEO da Code for All), que irão enfatizar a importância da sensibilização de todo o ecossistema para a aprendizagem contínua.
Que impacto é que esperam que o evento venha a ter, neste caso para o futuro da educação no País?
A expectativa é de que através do Innovators Forum’23 consigamos promover o debate de ideias e conhecimentos sobre a temática da educação, de uma forma rica e accionável para contribuir para o desenvolvimento do sistema educativo em Portugal.
Foi a pensar nisso que decidimos quais os temas a abordar e quais os agentes que queríamos trazer para a sessão, que vão desde educadores, alunos, entidades do terceiro sector, Estado e demais decisores, uma vez que todos têm um papel importante na promoção da educação e desenvolvimento de um sistema educativo adaptado à realidade e necessidades vigentes e futuras da sociedade portuguesa.
Iniciativas como o Innovators Forum são também propícias à criação ou fortalecimento de networking entre agentes da área da educação e o resto da sociedade civil, nomeadamente empresas e fundações, com potencial para o desenvolvimento de sinergias entre projectos e/ou organizações. Queremos aproximar quem tem ideias inovadoras dos investidores sociais, dando a conhecer os seus projectos.
Em que medida é que a Sonae tem procurado, individualmente ou através de parcerias, ter impacto na qualidade da educação em Portugal? E com que resultados até ao momento?
A Sonae tem um sólido legado na área da educação, o que faz deste tópico a escolha perfeita para iniciar esta jornada, tendo também em consideração a importância da educação para o fundador da Sonae, assim como a contínua aposta na formação para o desenvolvimento dos nossos colaboradores.
Temos inclusive vindo a reforçar a nossa relação com esta temática e temos criado e aderido a projectos e iniciativas que reforçam a educação como o nosso território de responsabilidade social corporativa.
Exemplo disso são o Prémio Sonae Educação, o projeto PRO_MOV, a aposta em novos modelos educativos, as parcerias com instituições de ensino e o apoio a organizações sociais focadas na maximização do sucesso escolar, especialmente junto dos que mais necessitam, bem como uma fortíssima aposta em formação dos nossos colaboradores, com mais de um milhão de horas anuais em acções formativas.
O que podemos esperar nas próximas sessões do Innovators Forum? Que outras áreas serão abordadas e qual será a periocidade do evento?
Faz parte dos planos organizar próximas edições, sempre dedicadas a temas importantes para a criação e desenvolvimento da sociedade e com uma lente de futuro. Queremos que o Innovators Forum seja um fórum de referência para inovadores na partilha de conhecimento e foco na acção em áreas fundamentais da nossa sociedade.
Texto de Daniel Almeida