POLO: Visão que acompanha gerações

Cadernos
Marketeer
25/11/2025
14:20
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A POLO celebra seis décadas no sector óptico, reafirmando o compromisso com a inovação, a proximidade e a saúde visual.

Fundada em 1965, a POLO firmou raízes em Vila Real com uma missão clara: democratizar o acesso a soluções visuais de qualidade. Hoje, é reconhecida como parceiro tecnológico das ópticas, combinando tradição e inovação. Marta Correia, responsável de Marketing, revela os valores que permanecem, os marcos que definiram o percurso da marca e a visão que orienta o futuro.

Sessenta anos de história representam um marco notável. Que valores fundadores da POLO permanecem inalterados desde a sua criação? Sentiram, ao longo dos anos, necessidade de mudar a base da missão da marca?

Recuando a 1965, ano em que nasce a POLO, e olhando para a marca nos dias de hoje, é possível afirmar que aqueles que são os seus pilares fundamentais se mantêm inalterados: um compromisso inabalável com a qualidade técnica, a proximidade ao cliente e a capacidade para resolver os problemas reais da visão. Orgulhamo-nos de afirmar o nosso ADN português e de evoluir com ele – uma herança que nos liga à comunidade, às pessoas e às suas necessidades, mas que, com a necessária evolução, reflecte agilidade, resiliência e capacidade de inovar. A missão, acreditamos que evoluiu organicamente, mas nunca se alterou na sua essência: começámos focados em democratizar o acesso a soluções visuais de qualidade e, hoje, investimos em tornar essas soluções cada vez melhores e mais avançadas, desafiando padrões que nos tornam uma referência no sector.

Se tivéssemos de assinalar uma grande mudança, destacaríamos, sem dúvida, a nossa transição de um “fabricante de lentes” para um “parceiro tecnológico na saúde visual”. Seja pela tecnologia e avanços científicos que aplicamos ao desenvolvimento dos nossos produtos; pela forma como trabalhamos em soluções cada vez mais personalizadas; pelo apoio contínuo que disponibilizamos às ópticas; culminando na forma como sensibilizamos o consumidor final para a importância dos cuidados com a visão; deixámos de vender apenas produtos para oferecer soluções integradas e um projecto de parceria com as nossas redes de ópticas. Uma abordagem que nos permite criar valor acrescentado em toda a cadeia, fortalecendo o negócio dos nossos parceiros e a experiência dos consumidores.

Como é que a POLO conseguiu manter-se relevante e inovadora ao longo de seis décadas num sector tão competitivo? A tecnologia foi e é o factor-chave?

A tecnologia é essencial, mas não é o único factor decisivo. O verdadeiro segredo da POLO assenta numa tríade estratégica: a proximidade e rapidez de resposta ao mercado, o investimento contínuo em investigação e desenvolvimento e a produção 100% portuguesa.

Esse investimento constante manifesta-se em produtos como a linha POLO TECH – totalmente personalizável, com recurso a inteligência artificial; numa parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), iniciada em 2013, que tem sido determinante para fortalecer a componente tecnológica e científica dos nossos produtos, permitindo-nos desenvolver soluções personalizadas e inovadoras, muitas vezes pioneiras no mercado; e, claro, naquele que consideramos ser o património mais valioso da POLO: as pessoas. Colaboradores que unem conhecimento técnico, paixão e sentido de pertença, ligando a tradição à inovação e garantindo que cada lente reflecte a dedicação e a qualidade que definem a POLO há seis décadas.

Uma abordagem que combina a agilidade e flexibilidade de uma empresa próxima dos seus clientes com a capacidade de entregar projectos únicos e tailor-made, desenvolvidos de forma ágil e sustentável em território nacional e além-fronteiras.

De que forma a ligação à região de Vila Real influenciou a identidade e o crescimento da POLO?

Vila Real não foi uma escolha ao acaso, foi uma decisão estratégica que, há seis décadas, respondeu a três grandes objectivos: usufruir de condições competitivas, nomeadamente uma localização que permitiu receber matéria-prima, exportar para toda a Europa e beneficiar de boas condições logísticas e operacionais; estar perto de centros de investigação universitária; e contribuir para o desenvolvimento do interior do país, criando emprego qualificado e reafirmando o compromisso com a saúde visual e com as pessoas.

Essa relação recíproca moldou a nossa identidade: uma marca 100% portuguesa, que hoje fazemos questão de destacar, com raízes fortes e visão global, que continua a crescer com o mesmo orgulho de quem nasceu e evoluiu em Vila Real.

Que transformações no sector óptico mais marcaram estes 60 anos, e como é que a POLO se foi adaptando a elas?

O sector óptico evoluiu profundamente ao longo das últimas décadas. Desde a substituição das lentes minerais de vidro por materiais orgânicos, até à transição das lentes bifocais para progressivas, a inovação tecnológica transformou a forma como vemos (literalmente) o mundo.

Mas talvez a mudança mais marcante tenha sido comportamental – que acreditamos ser transversal a outros sectores, sobretudo da saúde: passámos de um consumidor passivo, que aceita facilmente uma recomendação, para um agente activo, exigente, informado e que sabe aquilo que procura; com uma pandemia, que veio acelerar essa transformação, obrigando-nos a repensar a proposta de valor, a experiência e a relação com as ópticas – o nosso elo directo com o consumidor.

A POLO acompanhou estas mudanças através de um investimento em múltiplas ferramentas de comunicação – do ecossistema digital ao ponto de venda – e de uma aposta ainda maior em soluções que respondem a necessidades claras. Acreditamos que assim tem sido possível dar maior suporte às ópticas (que são quem contacta directamente com o consumidor final) e fidelizar este consumidor, com propostas que realmente impactam o seu dia-a-dia.

Em termos de marketing e posicionamento, como evoluiu a comunicação da marca desde os primeiros anos até hoje?

Nos primeiros anos, a comunicação da POLO era estritamente B2B, técnica e centrada no produto, sobretudo dirigida aos ópticos, suportada através da actividade de representantes comerciais e disponibilização de catálogos.

Em 2021, o processo de rebranding marca um momento de viragem na forma de comunicar. Com a assinatura “Confiança que se Vê”, a marca passou a valorizar a dimensão emocional e humana, reforçando a ligação à confiança, à proximidade e à visão como propósito. A escolha do embaixador da marca, Paulo Pires, reforçou essa ligação e a credibilidade, e humanizou a marca, por via de valores familiares partilhados, que se alinham com o posicionamento da POLO.

Embora o foco principal continue a ser o óptico, o nosso verdadeiro cliente, a comunicação da marca tornou-se mais estratégica e coerente. Hoje, apesar do investimento ser maioritariamente canalizado para o B2B, a POLO comunica de forma mais consistente e intencional, reforçando a sua presença e relevância junto de todos os públicos. Passámos de uma comunicação centrada no produto para uma comunicação centrada na marca.

Num trajecto de 60 anos, muita coisa mudou na comunicação. Como é que as novas tecnologias e novas plataformas de comunicação vieram ajudar a expandir a mensagem da marca? Foram encaradas como oportunidade ou desafio?

Na POLO, costumamos dizer que os desafios se vêem como oportunidades – e sempre com boa visão. Foi assim que olhámos para as novas tecnologias e para as plataformas digitais: não como um obstáculo, mas como uma extensão natural e muito positiva da comunicação da marca.

Se antes, a comunicação era feita, essencialmente, por via de intermediários que nos ajudavam a chegar ao consumidor final; hoje, estabelecemos relações directas através de um ecossistema digital rico em formatos e oportunidades. Uma proximidade que nos permite não só comunicar, mas também ouvir e interagir, conhecendo o nosso público e alinhando a nossa oferta com as suas expectativas e necessidades.

O maior desafio foi manter a autenticidade numa era de múltiplos conteúdos. Por isso, temos procurado manter uma abordagem educativa, formativa, próxima e transparente, tirando partido destas ferramentas, acima de tudo, para simplificar a informação. Tornar tecnologias complexas de explicar em materializações fáceis de compreender: produtos e soluções que promovem qualidade de vida, dicas de cuidados a ter com a visão, no fundo, humanizando a componente que mais nos diferencia enquanto marca.

Quão importante é esta relação entre cliente e marca para o sucesso da POLO?

A POLO é hoje reconhecida, sobretudo, junto das ópticas, como um parceiro tecnológico de confiança, combinando inovação, suporte técnico especializado e flexibilidade comercial, com uma qualidade consistente e um serviço de proximidade.

No que respeita ao consumidor final, a notoriedade ainda está a crescer – e sabemos que há um caminho a percorrer. Mas é um caminho sustentado: cada vez mais pessoas reconhecem a POLO como uma alternativa portuguesa de excelência, tecnologicamente avançada e com valores autênticos. E o sucesso desta relação constrói-se em cadeia – da POLO para a óptica, da óptica para o consumidor – por isso, é nesse modelo de confiança que temos investido.

Que impacto tem a celebração no futuro da marca – haverá novas linhas de produto, campanhas ou projectos especiais?

O 60.º aniversário representa um momento de celebração e consolidação dos valores que nos trouxeram até aqui. Acima de tudo, olhamos para esta data marcante como uma oportunidade de reforçar o compromisso com as pessoas, com os nossos parceiros, com a inovação e com os valores de proximidade e confiança que sempre nos caracterizaram.

Estamos focados em aperfeiçoar a nossa gama de soluções; continuar a estabelecer parcerias que promovam o desenvolvimento de produtos pioneiros; fortalecer o trabalho estratégico com as ópticas – que são os protagonistas do nosso sucesso – e, porque sabemos que manter a relevância e competitividade num mercado cada vez mais global é desafiante, este ano quisemos enaltecer a história e valores que nos mantêm únicos.

Qual a visão da POLO para os próximos 60 anos?

“Cuidar com confiança. Inovar com visão.” Quando João Empis fundou a POLO, acreditava numa ideia simples mas revolucionária: a de que todos merecem ver o mundo na sua plenitude. Sessenta anos depois, essa convicção permanece intacta, mas a nossa capacidade de a concretizar ampliou-se.

Acreditamos que os próximos 60 anos não serão apenas sobre crescer ou sobreviver – serão sobre redefinir o que significa cuidar da visão humana. Quando celebrarmos 120 anos, esperamos olhar para trás e perceber que cada lente que produzimos foi um pequeno contributo para um bem muito maior: fazer da visão perfeita não um luxo, mas uma realidade universal.

6 MOMENTOS MARCANTES NESTAS SEIS DÉCADAS DE POLO

1980: Tornámo-nos líderes no fabrico de lentes minerais de vidro a nível europeu.

2006: Fomos pioneiros a aplicar a tecnologia free form a toda a gama de fabrico no sector oftálmico nacional.

2012: Produzimos lentes para componentes de submarinos e espelhos revestidos a ouro para o Interferómetro do VLT – o maior conjunto de telescópios do mundo, instalado no Chile.

2018: Apresentámos o novo tratamento SAFIRA UV, que duplica a resistência ao risco e a clareza na visão, usando o segundo minério mais resistente do mundo, Corindon – Safira.

2021: Assumimo-nos como POLO, num importante processo de rebranding.

2024: Lançámos a linha POLO TECH, a nova geração de lentes progressivas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 351) da Marketeer.




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