Para levar a sério: 7 aparelhos que nunca devem ser ligados a extensões elétricas

Notícias
Marketeer
07/09/2025
16:00
Notícias
Marketeer
07/09/2025
16:00


Partilhar

Com a crescente utilização de aparelhos eletrónicos que precisam de estar ligados à corrente para funcionar ou carregar baterias, o número de tomadas necessárias em casa tem aumentado significativamente. Por isso, as extensões elétricas e régua múltiplas tornaram-se indispensáveis em muitos lares.

No entanto, o uso inadequado destes dispositivos pode trazer riscos sérios, como curto-circuitos, sobrecargas e até incêndios, especialmente quando se ligam aparelhos que exigem muita potência elétrica.

Especialistas alertam para o facto de que há pelo menos sete aparelhos que nunca devem ser ligados a extensões ou réguas múltiplas. Conheça-os:

1. Fritadeira elétrica sem óleo (Airfryer)

As Airfryers são excelentes para cozinhar e aquecer rapidamente, mas a sua potência pode chegar até 2000 watts, o que representa um elevado risco de incêndio se ligadas a uma extensão.

2. Torradeira

Apesar do seu tamanho compacto, as torradeiras consomem muita energia e também são um perigo quando ligadas a extensões ou réguas múltiplas.

3. Outras extensões

Nunca ligue uma extensão a outra. Esta prática, conhecida como “ligação em cadeia”, pode sobrecarregar o circuito e causar o sobreaquecimento dos cabos, originando incêndios.

4. Micro-ondas

Equipamentos como o micro-ondas, que consomem muita energia, devem ser sempre ligados diretamente à tomada para evitar riscos de sobrecarga.

5. Aquecedores elétricos

Os aquecedores elétricos são uma das principais causas de incêndios domésticos. Entre 2017 e 2019, estiveram envolvidos em cerca de 1700 incêndios anuais, alguns com consequências fatais.

6. Ar condicionado

Devido ao elevado consumo energético para manter a casa fresca, os aparelhos de ar condicionado também devem ser ligados diretamente à tomada. É importante ainda garantir que a unidade escolhida é adequada para o espaço.

7. Frigorífico

Apesar de consumirem menos energia (entre 300 e 800 watts), os frigoríficos funcionam continuamente, pelo que não se recomenda ligar estes aparelhos a extensões, pois podem sofrer avarias ou funcionar mal.




Notícias Relacionadas

Ver Mais