Os balões de ar quente já sobem nos céus alentejanos
Já começou o Festival Internacional Balões de Ar Quente que, pelo 26.º ano consecutivo, regressa ao Alto Alentejo, reunindo participantes oriundos de diversos países europeus. Alter do Chão, Fronteira, Fundação Abreu Callado (Benavila), Monforte e Ponte de Sor são as localidades que recebem a iniciativa, até 12 de Novembro.
«Este é um festival que promete levar ao céu todos aqueles que se atreverem a sonhar e a voar num balão de ar quente», refere, em comunicado, Maria Inês Soares da organização. «A nossa preocupação social e ambiental está, uma vez mais presente no FIBAQ, pelo que os voos a realizar estarão associados a campanhas solidárias que revertem na totalidade para os Bombeiros Voluntários dos concelhos aderentes.»
Para realizar um dos 11 voos livres no âmbito do festival, os interessados devem adquirir uma pulseira solidária, que tem o valor de 90 euros.
Nesta edição, a organização proporciona ainda gratuitamente um Night Glow. Os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto, estes ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espectáculo visual único que conjuga luz, cor e música.
A organização do festival cabe, como sempre, à Publibalão e é co-organizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, sendo a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo.