A OpenAI, dona do ChatGPT, registou receitas superiores a mil milhões de dólares no último mês, gerados exclusivamente pela sua unidade de API, anunciou o CEO, Sam Altman. Este resultado espelha a crescente importância dos serviços de infraestrutura de inteligência artificial no portefólio da empresa, para lá do ChatGPT.
Foi através de uma publicação no X (ex-Twitter) que Sam Altman revelou que a OpenAI adicionou mais de mil milhões de dólares em receita recorrente anual no último mês “apenas com o negócio de API”. “As pessoas pensam em nós principalmente como ChatGPT, mas a equipa da API está a fazer um trabalho incrível!”, escreveu o CEO.
We have added more than $1B of ARR in the last month just from our API business.
People think of us mostly as ChatGPT, but the API team is doing amazing work!
— Sam Altman (@sama) January 22, 2026
A API da OpenAI — conjunto de interfaces que permite a desenvolvedores e empresas integrar modelos avançados de IA diretamente nas suas aplicações e sistemas — emerge assim como um importante motor financeiro para a organização.
Embora sejam os produtos orientados ao consumidor, como as subscrições do ChatGPT, os que continuam a atrair grande parte da atenção pública, a adoção empresarial da tecnologia está a gerar receitas consistentes e em grande escala, refletindo uma transição estratégica no modelo de negócio da empresa.
OpenAI anunciou também recentemente que vai começar a testar publicidade no ChatGPT, no âmbito da sua estratégia de encontrar novas formas rentabilizar a utilização da sua versão gratuita e de diversificar a geração de receitas, para lá das subscrições pagas.













