Para celebrar os 35 anos do prato mais icónico do Monte Mar, os filetes de pescada com arroz de berbigão e molho tártaro, foi criada uma ilustração exclusiva com assinatura de Paulo Albuquerque “Cesáh”.
Em alguns restaurantes, há aqueles pratos que se tornam tão icónicos que nem os próprios clientes permitem que sejam retirados da carta. É o caso dos restaurantes Monte Mar, dedicados ao melhor peixe e marisco da costa portuguesa, onde a especialidade da casa faz as delícias dos clientes há já 35 anos: os filetes de pescada com arroz de berbigão e molho tártaro. Para celebrar esta data especial, a cadeia de restaurantes associou-se ao artista visual Paulo Albuquerque (mais conhecido por “Cesáh”) para criar uma ilustração exclusiva que transforma este prato emblemático numa autêntica obra de arte interactiva.
O projecto surgiu com o intuito de celebrar o prato mais antigo da carta dos restaurantes Monte Mar, que pertencem ao Grupo Onyria, através de uma abordagem artística que unisse tradição, inovação e criatividade. A ideia passou, assim, por criar uma ilustração que representasse visualmente os elementos distintivos do prato e da marca Monte Mar: qualidade do peixe e marisco; serviço de excelência; e localizações únicas com vista para o mar.
O resultado final é uma ilustração onde os ingredientes principais do prato são representados de forma central e harmoniosa, envoltos por elementos marinhos que sublinham a frescura e qualidade dos produtos usados pela marca. As linhas elegantes e dinâmicas evocam movimento e sofisticação, reflectindo o compromisso com um serviço de excelência. A composição inclui ainda referências subtis às localizações dos restaurantes Monte Mar (Cascais, Lisboa e Lagos), como o edifício do Monte Mar Cascais, a Ponte 25 de Abril e o farol da Ponta da Piedade, em Lagos.
Quanto à escolha do artista, acabou por ser um processo natural, uma vez que Paulo Albuquerque “Cesáh” já tinha assinado um projecto no Onyria Marinha Boutique Hotel. «O processo criativo teve uma base de confiança e reconhecimento prévio do trabalho de Paulo Albuquerque “Cesáh”. A ideia da ilustração foi apresentada directamente ao artista, que abraçou o projecto com entusiasmo. O artista teve liberdade total para criar a ilustração, ainda que tivesse sempre como base o conceito da marca e os elementos mais emblemáticos, como o mar, o berbigão, a pescada, os coentros e referências às várias localizações dos restaurantes», explica Maria Pinto Coelho, directora dos restaurantes Monte Mar Cascais, Lisboa e Lagos. «O resultado final é uma representação não apenas visual, mas também figurativa e conceptual da identidade do Monte Mar», acrescenta.
De notar ainda que esta ilustração faz parte de uma experiência alargada que se estende para além do suporte físico: ao utilizar realidade aumentada através de um QR Code, é possível animar os elementos da composição (veja caixa). Esta funcionalidade «garante uma presença marcante dentro dos restaurantes, reforçando a experiência dos clientes à mesa, ao mesmo tempo que cria um ponto de contacto digital e interactivo com o público», refere a responsável.
Mas, afinal, o que explica o sucesso dos filetes de pescada com arroz de berbigão e molho tártaro do Monte Mar? «Deve- se à qualidade dos ingredientes, à preparação tradicional e ao sabor consistente ao longo dos anos. Este prato tornou-se uma referência da marca e é amplamente reconhecido pelos clientes», frisa Maria Pinto Coelho.
UM CONCEITO ÚNICO
A história da marca Monte Mar começou em 1973, no Guincho, em Cascais, com o objectivo de oferecer peixe e marisco frescos em localizações privilegiadas. Situado na estrada do Guincho, o Monte Mar Cascais preenche todos estes requisitos, sendo sobretudo conhecido pela sua vista para o mar e ambiente tranquilo. Ao longo dos anos, o espaço foi ganhando notoriedade devido à qualidade dos seus pratos – especialmente os filetes de pescada com arroz de berbigão e molho tártaro – e ao ambiente familiar que proporciona.
Nos anos mais recentes, a marca deu início ao seu processo de expansão, primeiro para Lisboa, com a abertura do Monte Mar Time Out Market, no Mercado da Ribeira, com um conceito mais informal, adaptado a refeições rápidas e a um público maioritariamente estrangeiro. Dois anos depois, seria inaugurado o Monte Mar Lisboa, junto ao Cais do Sodré, oferecendo uma vista privilegiada sobre o rio Tejo e dispondo de espaços amplos para eventos.
Mais recentemente, em 2023, a marca haveria de expandir para o Algarve, com a abertura do Monte Mar Lagos, o que lhe permitiria reforçar a sua presença em locais emblemáticos de Portugal. Localizado junto à Ponta da Piedade, este restaurante oferece uma vista panorâmica sobre o oceano e uma decoração tradicional algarvia.
Apesar de estarem localizados em geografias distintas, os quatro restaurantes da marca partilham o mesmo conceito e valores. «O Monte Mar posiciona-se como um restaurante que oferece peixe e marisco frescos, preparados de forma tradicional, em ambientes familiares e acolhedores, localizado em zonas com vistas deslumbrantes. A marca valoriza a qualidade dos ingredientes, o serviço personalizado e a manutenção das tradições gastronómicas portuguesas», sublinha a directora dos restaurantes Monte Mar Cascais, Lisboa e Lagos.
E embora a base da carta seja consistente em todos os restaurantes – com destaque, claro, para os filetes de pescada com arroz de berbigão e molho tártaro –, existem adaptações locais. Por exemplo, no Algarve, o menu inclui lulinhas à algarvia e cataplana algarvia. A chef Laura Rocha assegura a consistência e qualidade dos pratos, deslocando-se frequentemente entre os restaurantes do grupo.
Em termos de público-alvo, os espaços Monte Mar atraem um target diversificado, que inclui famílias portuguesas – muitas das quais já contam com várias gerações de visitantes –, turistas estrangeiros e clientes do segmento corporativo. «As famílias nacionais tendem a frequentar os espaços sobretudo ao fim-de-semana, enquanto os turistas e os clientes corporativos marcam maior presença durante a semana, em especial no restaurante de Lisboa, que dispõe de espaços para receber grupos e eventos», salienta Maria Pinto Coelho.
A responsável adianta ainda que «o Grupo Onyria está atento a oportunidades de expansão», mas sublinha que «a escolha do local é muito importante, pois deve sempre cumprir os três pilares da marca: qualidade do serviço, peixe e marisco frescos e localização única».
ARTE QUE GANHA VIDA
A ilustração inspirada no prato mais emblemático dos restaurantes Monte Mar, assinada por Paulo Albuquerque “Cesáh”, não é apenas uma obra de arte estanque. Com recurso a tecnologia de realidade aumentada, esta obra transforma-se numa animação que acrescenta uma nova dimensão à experiência gastronómica. Assim, ao apontar a câmara do telemóvel para o prato, e após a leitura de um QR Code, os elementos visuais da ilustração ganham vida, criando um momento envolvente e memorável. «Esta interacção tecnológica aproxima ainda mais os clientes da marca, reforçando a ligação emocional e tornando a refeição numa experiência sensorial que une sabor, imagem e movimento », sublinha Maria Pinto Coelho, directora dos restaurantes Monte Mar Cascais, Lisboa e Lagos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 346) da Marketeer.