Onde vai celebrar o Carnaval? Guia de bailes, desfiles e concursos de Norte a Sul

“É Carnaval, ninguém leva a mal” ou “A vida são dois dias, mas o Carnaval são três” são frases típicas da altura do ano que se vive, também conhecida como Entrudo. Um pouco por todo o país celebra-se a data com desfiles, bailes, festas e concursos de máscaras. Será que tem o que é preciso para vencer?

Goste mais ou menos desta celebração, fique a par do que as autarquias estão a preparar para animar habitantes e visitantes.

Viana do Castelo

Entre os dias 9 e 14 de Fevereiro, vai decorrer em Viana do Castelo o “Viana Amor & Folia”, programa que convida vianenses e visitantes a celebrarem o Carnaval e o Dia dos Namorados.

A Praça da República contará com decoração alusiva, animação, actividades infantis, dança, concertos e DJs, integrando ainda a inauguração da exposição “Postais de Amor”, a oferta de “vouchers apaixonados” na hotelaria aderente, Menu Especial do Dia dos Namorados nos restaurantes aderentes e ofertas especiais para Experiências a Dois.

A quem ficar a dormir na hotelaria aderente de 9 a 14 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo oferece um voucher, para duas pessoas, com pequenos brindes e que oferta de entrada gratuita no Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, viagem de ida e volta no Elevador de Santa Luzia e acesso gratuito ao Navio Gil Eannes.

Braga

Em Braga, a celebração carnavalesca acontece a 12 de Fevereiro, a partir das 21h, no Arco da Porta Nova, com o Desfile Folião- Segue-se, às 22h30, uma actuação de grupos foliões no Largo São João de Souto e encerra-se a noite com um DJ set a partir das 23h30 no mesmo local.

Vila Real

Em Vila Real, a festa faz-se com um Corso de Carnaval no dia 11 de Fevereiro, a partir das 15h, e segue no dia seguinte com um festival aquático nas piscinas municipais. Estava previsto um desfile escolar para o dia 9, mas acabou por ser cancelado devido à previsão de mau tempo.

Bragança

Em 2024, o “Festival do Butelo e das Casulas”, decorrerá de 9 a 13 de Fevereiro na Praça Camões. Durante os cinco dias de evento, os expositores terão o que de melhor se produz no território, com destaque para o butelo e as casulas. Haverá ainda um espaço dedicado à restauração, onde poderá degustar os pratos tradicionais de Bragança e Trás-os-Montes. No dia 10 acontece o desfile nos Caretos pelas ruas da Zona Histórica.

Porto

Coisa que não falta no Porto é escolha, sejam desfiles, bailes ou samba. O melhor a fazer é consultar a agenda cultura da cidade Invicta e optar pelo que mais gostar.

Viseu

No dia 10 de Fevereiro, Viseu recebe um evento no Pavilhão Multiusos de Viseu, a partir das 22h, que retoma a antiga tradição dos bailes dos bombeiros. A música ficará a cargo de David Antunes, Jéssica Cipriano e Emanuel Moura. A banda Hi-Fi vai também partilhar o seu repertório musical de dança e o DJ Jay Bee irá encerrar a noite com a sua a tuação.

Quem tem também presença obrigatória são todos aqueles que queiram ser parceiros da dança e da folia, entrudos, matrafonas, comadres e compadres, caretos e, claro, mascarados.

Guarda

A Guarda volta a celebrar o Carnaval nas ruas da cidade mais alta com mais uma edição da GuardaFolia. A iniciativa vai decorrer até 13 de Fevereiro na cidade e no concelho. O ponto alto é o Desfile e Julgamento do Galo no domingo gordo de Carnaval, a 11 de Fevereiro, pelas 16h30.

Coimbra

O Carnaval vai sair à rua e invadir a Baixa de cidade no próximo fim de semana, dias 10 e 11 de Fevereiro. São dois dias de muita animação, que prometem encher de música, ritmo, samba, cor e muita folia as ruas do coração da cidade.

Leiria

Este ano, o Super Carnaval de Leiria celebra-se no centro da cidade. No sábado, 10 de Fevereiro, a partir das 22h toca a dupla Mete Cá Sets e no dia seguinte é a vez de Usados com Garantia.

Santarém

Em Santarém, a festa acontece de 9 a 13 de Fevereiro. Dia 9, às14h30, decorre o Baile de Carnaval “Interinstitucional”. No dia seguinte faz-se a Corrida de Mascarados em Família, no Jardim de São Bento, que se inicia às 15h, e a 13 de Fevereiro decorre o Desfile de Carnaval, com carros alegóricos e muitos foliões, convidando o público a juntar-se e a divertir-se com alegria e entusiasmo.

Lisboa

Na capital, os desfiles são vários e as festas também – das gratuitas às pagas. O melhor é verificar os vários locais que costumam acolher celebrações carnavalescas e optar pela que parecer melhor.

Setúbal

A festa faz-se no dia 11 de Fevreiro, a partir das 15h, na Praça Bocage. Será feitas apresentações de danças infantis, teatro, pinturas faciais, Self Funny Photo e jogos tradicionais.

Évora

Na cidade alentejana, os festejos prolongam-se até 13 de Fevereiro sob o mote “Os 50 anos do 25 de Abril – A Liberdade”. Serão vários os locais a receber as “Charangas” e as “Brincas de Carnaval”.

Faro

No Algarve, as festas fazem-se um pouco por todo o lado, com desfiles infantis e festas.

Madeira

Do famoso Cortejo Alegórico ao satírico Cortejo Trapalhão, passando pelos festejos que ocorrem durante estes dias, em múltiplas localidades, o Carnaval da Madeira promete uma vivacidade ímpar a todo o arquipélago até dia 18 de Fevereiro.

Açores

O baile de mácaras “Carnaval na Associação” está de volta ao Parque de Exposições da Associação Agrícola, em Rabo de Peixe, no dia 10 de Fevereiro. A animação musical estará a cabo da Banda 8 e dos DJs Tójó e Az Kicker. Os tradicionais concursos para eleger as melhores cestas e fantasias também irão acontecer. A entrada tem o valor de 20 euros.

Ler Mais
Artigos relacionados