OK! teleseguros lança app que faz vistorias a veículos à distância através de realidade aumentada
AutoDigital é o nome da nova aplicação da OK! teleseguros que permite aos clientes realizar vistorias à distância, com recurso a vídeo e à tecnologia de realidade aumentada, na contratação de seguros auto com coberturas de danos próprios.
A app foi desenvolvida com recurso a algoritmos de Inteligência Artificial, usando Computer Vision, e tem como objectivo mitigar a fraude, bem como assegurar a automação na aceitação de um contrato de seguro, através da identificação dos danos dos veículos e da matrícula.
A plataforma tem ainda a capacidade de detetar se o telemóvel consegue ou não fazer a vistoria através de realidade aumentada e, caso não consiga, apresenta automaticamente a experiência por fotos, garantindo que a vistoria é sempre realizada.
Outro dos principais objectivos da aplicação é a identificação de eventuais danos nas viaturas antes de se iniciar o seguro com coberturas de danos próprios. Esta solução resulta de uma aposta da seguradora em tornar os processos mais simples, acessíveis e inovadores, colocando as novas tecnologias ao serviço dos clientes e obtendo um ganho de eficiência nos processos, bem como na melhoria do serviço ao cliente.
A Via Directa, seguradora que gere a marca OK! teleseguros, desenvolveu este projecto com base num conceito de white label, o que permite que outras empresas podem adquiri-la e customizá-la em termos de look & feel de forma simples num backoffice que partilha o mesmo nome da app, onde se pode alterar a experiência do vídeo, personalizar o logotipo e as opções cromáticas.
«Temos motivos para nos orgulhar: desenvolvemos um modelo único no mercado segurador, introduzindo um nível de sofisticação no processo de subscrição através da integração de Inteligência Artificial e na experiência de cliente com a Realidade Aumentada», comenta, em comunicado, Luís Gonçalves, coordenador do projecto.