Octants Hotels estão a levar o localismo à mesa
O projecto chama-se Como em Casa e materializa-se em experiências gastronómicas feitas com gentes da região.
A proposta é que nos sintamos Como em Casa, quando estivermos à mesa. Aliás, a proposta é maior ainda. Alimentarmo-nos de sabores genuínos, saber como se faz, passear com o chef pelo mercado, trocar saberes com quem vende e trata o peixe por tu, ou com quem só tem na banca frutas e legumes que nos remetem à infância, ou, ainda, acompanhar a cozedura tradicional do pão em fornos com mais de 200 anos. Entregarmo-nos durante um dia ao melhor que a gastronomia local tem: refeições cujo receituário tem história e raízes e é confeccionado por quem trata os tachos por tu, mas não está à frente de cozinhas profissionais.
Como o chefe dos Correios, Paulo Sousa, que é conhecido na zona de Castro Marim por fazer a melhor cataplana para os amigos; a D. Isabel, que vende na banca do mercado de Vila Real de Santo António muitos dos legumes que cultiva, mas que é única na arte de combinar milho e grão e conseguir um xerém de grão que se leva na memória; ou as amigas Natália e Lena, que há anos são procuradas pelas suas tartes de amêndoa e a de figo, amêndoa, laranja e alfarroba, aquelas que resultam de medidas e ingredientes que já encheram de doces aromas algumas cozinhas da região, desde há gerações. Tudo isto servido em momentos que se querem Como em Casa, num projecto transversal que tem vindo a acontecer nos Octant Hotels e que é de verdadeiro localismo.
Depois de uma manhã a ajudar o chef David Domingues na compra de peixe e marisco no mercado de Vila Real de Santo António – «sempre na banca do António», confirma o chef que há mais de 10 anos está no Octant Praia Verde –, e de um passeio pela história do castelo, do Medelim e da vila de Castro Marim, o primeiro momento de literal agradecimento aconteceu na praia onde, pela mesa posta de frente para o mar, começaram por desfilar as gambas da costa, as amêijoas que por ali se apanham e que rivalizaram com o berbigão, a anchova na brasa e o robalo do mar ao sal. Tudo de um imenso sabor puro, sem artifícios!
Um momento de aconchego real e que serve como que de preâmbulo para o jantar a várias mãos. Esse, já no hotel, iniciar-se-ia com o pão, ainda quente, saído de fornos centenários, ladeado pelo azeite e as azeitonas, e que daria as boas-vindas às entradas traduzidas em escabeche de perdiz, carapau alimado e biqueirão albardado. Prato estendido, de seguida, à cataplana de barriga de atum cozinhada pelo Sr. Paulo e ao entrecosto com papas de milho que a D. Isabel tão orgulhosamente serviu. “Não conseguimos levar todos os nossos convidados para jantar nas casas da D. Isabel, Sr. Paulo, D. Natália e D. Lena, por isso trouxemo-los ao Octant Praia Verde”, explica a equipa Octant.
Para que tudo isto aconteça há uma equipa que, semanas antes, visita os cafés centrais, passa pelas Casas do Povo, vai às Juntas de Freguesia, fala com as gentes da terra e procura… os melhores cozinheiros da terra! E a verdade é que não só tem procurado como tem encontrado verdadeiros cozinheiro(a)s, daqueles que toda a gente da terra elogia e de que os familiares se orgulham e a quem muitas vezes perguntam “mas porque é que não abres um restaurante?”. Porque o que gostam é de manter vivas e intocáveis as receitas que lhes chegaram pelas mãos da geração anterior. Mas que naquele dia, naquele momento de experiência Como em Casa, partilham comandos de cozinhas com chefs e servem refeições para clientes em salas de jantar de dezenas de lugares. “Criámos esta acção com o objectivo de fortalecermos o posicionamento único da marca Octant Hotels: os melhores hotéis para viver cada região. E o que poderia ser mais local do que servirmos a gastronomia das terras onde estamos, preparada por pessoas de lá?”
O projecto Como em Casa insere-se no posicionamento afirmado pelos Octant Hotels, que querem corporizar o lugar, a cultura, a comida e as pessoas da sua envolvente. Cada Octant procura ser uma homenagem à sua localização, numa filosofia que designa de Local Kind of Luxury. “A new latitude of freedom” é a assinatura da marca e o seu compromisso para todos os que visitarão estes hotéis, com base em dois conceitos: o localismo e a liberdade.
Em coerência com estes traços identitários, cada um dos oito hotéis pretende proporcionar uma experiência verdadeiramente local. A marca Octant disponibiliza gastronomia e integra produtos de cada região nas ementas, assim como experiências de cultura e lazer ligadas à vida onde se insere.