Obras de artistas emergentes vão a votos do público a partir deste fim-de-semana em Cascais
As obras finalistas da 2.ª edição do Prémio A Arte Chegou ao Colombo vão ser exibidas já a partir do dia 19 de Fevereiro e até 26 de Março, no Centro Cultural de Cascais. No âmbito da programação do Bairro dos Museus, o tema deste ano foram as alterações climáticas e a sustentabilidade. O final da exposição elegerá um vencedor, que irá receber um prémio no valor de 10 mil euros.
As obras seleccionadas incluem diferentes expressões artísticas, da escultura ao desenho. Os artistas finalistas Pedro Serafim, Fábio Colaço, Catarina Gentil, Joana Pitta e Tito Chambino apresentam esculturas; Ana Ferreira e Luísa Amaral criaram a sua arte a partir do desenho e Duarte Perry, Nicoleta Sandulescu e Margarida Alves inscreveram-se com vídeo loop, fotografia e uma instalação, respectivamente.
As candidaturas foram avaliadas pelo júri constituído pelos representantes da Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva, da Fundação D. Luís I, do Museu Coleção Berardo, do Museu Nacional de Arte Antiga e do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, que escolheu os 10 finalistas tendo em consideração a interpretação da temática, conjugada com critérios de originalidade, criatividade, técnica, entre outros.
Durante a exposição das obras finalistas no Centro Cultural de Cascais decorrerá em simultâneo uma votação no site do Colombo até dia 20 de Março. A escolha do público terá um peso de 40% no resultado final, enquanto o voto do júri significará 60% no apuramento do vencedor, que será revelado no dia 27 de Março.
A mostra será também dinamizada pelo Envolve-te – Programa do Serviço Cultural e Educativo junto de escolas, instituições, famílias e público em geral através de visitas orientadas, entre outras actividades, que privilegiam o diálogo e a partilha de experiências, promovendo o encontro entre públicos, artistas e mediadores culturais para envolver e transformar questões no âmbito da educação, da cultura e da arte contemporânea.