Com a chegada do calor do verão, as noites tropicais voltam a dificultar o descanso. Temperaturas elevadas que não descem dos 20 °C tornam cada vez mais difícil conciliar o sono e os portugueses, como tantos outros, procuram soluções acessíveis e eficazes.
Se por um lado há quem opte pelo ar condicionado ou pelo clássico ventilador, nem todos estão dispostos a lidar com o ruído, o impacto ambiental ou o aumento na conta da luz. Do outro, há os adeptos do duche frio antes de dormir ou dos truques caseiros como os lençóis húmidos. Mas, recentemente, um novo método tem-se tornado viral nas redes sociais, simples, engenhoso e gratuito.
A criadora de conteúdos Gemma Goes Natural partilhou no TikTok um truque inesperado: encher uma bolsa térmica com água quente da torneira (não a ferver), colocá-la no congelador durante algumas horas e, antes de dormir, posicioná-la na cama durante cerca de cinco minutos. O resultado? Lençóis frios e uma sensação imediata de alívio térmico.
Apesar de parecer contraditório usar água quente para criar gelo, a explicação está no chamado efeito Mpemba, um fenómeno físico que, em certas condições, permite que a água quente congele mais rapidamente do que a fria. Conhecido desde Aristóteles e redescoberto nos anos 60 pelos investigadores Erasto Mpemba e Denis Osborne, este efeito continua a intrigar cientistas pela sua complexidade.
Segundo o matemático Siddhant Govardhan Agrawal, investigador da Universidade do Colorado e do Instituto de Ciências Matemáticas (ICMAT), variáveis como o tamanho do recipiente, o material ou a localização do termómetro podem influenciar os resultados e dificultar a sua reprodução em laboratório. Ainda assim, independentemente da origem da água fria, o importante é o impacto prático: uma cama fresca para noites mais suportáveis.














