Mercado do Bolhão vai ter 8 horas de música jazz afro-cubano e poesia portuguesa ao piano
De 1 a 11 de Agosto vai decorrer no mercado do Bolhão o Porto Pianofest. Trata-se de um evento que aproxima a música clássica do grande público com concertos em salas emblemáticas do Porto, Famalicão e Matosinhos.
A programação começa com o saxofonista cubano Yosvany Terry, na Casa da Música, e o “Projecto Mensagem” a interpretar poemas de autores portugueses a piano e voz. A pré-abertura faz-se no Mercado do Bolhão, a 30 de Julho, com uma maratona de actuações ao piano com entrada livre.
9.ª edição do Porto Pianofest pretende, mais uma vez, aproximar a música clássica de novos públicos, estendendo-a a vários palcos da Invicta.
Nos primeiros 11 dias de festival, há jazz, literatura ao piano, um concerto para famílias e, o que já se tornou uma tradição na pré-abertura do evento, uma maratona musical com entrada livre.
Pelo segundo ano consecutivo, o palco escolhido para oito horas de pura música e partilha ao piano é o Mercado do Bolhão, onde músicos consagrados, estudantes e entusiastas de música se juntam em actuações consecutivas no piano instalado junto à entrada da Rua Formosa.
A 1 de Agosto, o primeiro concerto da programação traz uma estreia à Invicta: o saxofonista Yosvany Terry apresenta, na Casa da Música, os ritmos do jazz afro-cubano, acompanhado por um quarteto internacional de músicos.
No dia seguinte, no panorâmico Pátio da Casa-Museu Guerra Junqueiro, será apresentado o “Projecto Mensagem”, que resulta de uma reinterpretação de poemas portugueses, criada por quatro compositores.
As palavras de Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Pedro Mexia e Camões, bem como hinos do 25 de Abril, como “Grândola Vila Morena”, ganharão nova vida com a voz da soprano Lara Martins e do pianista Nuno Marques, também director do Porto Pianofest.
«A cada edição, a nossa missão é levar a música clássica a todos, fazendo das salas mais bonitas da cidade do Porto palco deste diálogo aberto e inclusivo com o público. Com mais uma série de apresentações preparadas de forma cuidada, acreditamos que a 9.ª edição do Porto Pianofest tem tudo para continuar o forte crescimento de público que temos sentido, ao longo dos últimos anos», antecipa Nuno Marques, Director do Porto Pianofest.
No primeiro fim de semana de festival, há um concerto para famílias – 3 de agosto, n Casa Comum-, mas também algumas das actuações mais aguardadas do Porto Pianofest, a acontecer na Reitoria da Universidade do Porto. O pianista espanhol José Ramón Mendez atua a 3 de Agosto e, no dia seguinte, o Trio Pangea apresenta obras de compositores portugueses interpretadas ao piano, violino e violoncelo.
Do programa fazem também parte actuações com entrada livre no Museu do Romântico e ainda concertos no Centro de Alto Rendimento Artístico (CARA) de Matosinhos, que resultam das Residências Artísticas criadas pelo festival.
A 10 de Agosto, o concerto de encerramento será a estreia da pianista e compositora suíça Beatrice Berrut, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa. Por fim, a 11 de Agosto, o Porto Pianofest haverá um concerto final na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.
A programação completa bem como os bilhetes para a 9.ª edição do Porto Pianofest estão disponíveis online.