O menu Costa a Costa do Alma tem novidades (mas o peixe e o marisco continuam presentes)

O menu Costa a Costa, criado pelo chef Henrique Sá Pessoa para o seu restaurante lisboeta Alma, foi alvo de uma renovação e conta agora com novos pratos onde o peixe e o marisco nacional continuam a ser o centro das atenções.

«Como sempre, procurámos fugir um pouco ao óbvio e apresentar referências menos comuns, mantendo sempre a nossa essência e ADN», comenta o chef em comunicado. As novas propostas começam pelos aperitivos, como o lírio braseado com cogumelos shimeji, dashi frio de tomate com vinagre de arroz ou a barriga de atum fresca, com espuma de couve roxa e alga nori desidratada e frita.

Das entradas fazem parte a sopa de cebola, com tamboril e mexilhão cozinhados a vapor, puré de cebola roxa, caviar e caldo de cebola. No menu manteve-se o carabineiro, acompanhado por açorda, óleo de malagueta e salsa em pó – um prato que foi alvo de afinações na sua técnica e apresentação.

Nos pratos principais, há pescada, puré de aipo, crocante de aipo e avelã e molho de cebola. De seguida, vem o último prato salgado da degustação, o pregado, acompanhado por puré de raiz de salsa, cogumelos boletus salteados, trufa negra e óleo de levístico.

Novidade é também a pré-sobremesa pêra e gengibre – um prato que combina um sorbet de pêra e ponzu, crumble de lima e amêndoa e uma gelatina de pêra e gengibre. É este prato que antecipa o Mar e Citrinos 2.0, a sobremesa que já tinha sido melhorada pelo chef pasteleiro Mauricio Roesel na última versão do menu e que une sorbet de yuzu, algas cristalizadas, areia de pistacho e amêndoa e uma espuma cítrica.

O menu Costa a Costa está disponível aos almoços e jantares pelo valor de 160 euros por pessoa, sendo que por mais 85 euros poderá ser incluída uma harmonização vínica. As reservas podem ser feitas através do site (almalisboa.pt) ou do telefone (213 470 650).

Artigos relacionados