Nunca é só uma foto dos filhos nas redes sociais. Esta campanha mostra como
Uma foto do aniversário, um vídeo das férias na praia, a publicação com toda a família a propósito da avó que chegou a octogenária. Muitos são aqueles que fazem uso das redes sociais para partilhar os momentos mais especiais onde estão incluídos os filhos.
Numa campanha que pretende consciencializar e alertar para os perigos actuais, que podem espreitar a cada clique, a empresa de telecomunicações alemã Deutsche Telekom mostra como através de simples imagens online é possível manipular a identidade de qualquer um, mesmo dos mais novos.
A protagonista é Ella, de 9 anos, que numa versão mais velha de si mesma, gerada pela Inteligência Artificial mostra aos pais tudo aquilo a que está susceptível no presente e no futuro devido às imagens que são partilhadas na internet: em 2030, estima-se que cerca de dois terços dos casos de fraude identitária na geração mais nova terão como causa o “sharenting” – a prática de pais (parents) partilharem (sharing) fotos ou vídeos dos seus filhos nas redes sociais.
«Tentamos ser optimistas em relação ao futuro digital, mas, ao mesmo tempo, olhar para o lado negro e o impacto positivo», comenta, citado pela AdWeek, Uli Klenke, Chief Brand Officer da Deutsche Telekom. «É importante não dar relevância apenas à parte positiva e alegre da nossa marca e falar também dos problemas.»