A Netflix apresentou a proposta mais alta até ao momento pela compra dos estúdios da Warner Bros. Discovery e da sua plataforma de streaming, a HBO Max, tendo as empresas entrado num processo de “negociações exclusivas”. Na corrida para a compra estão também a Paramount Skydance e a Comcast.
Segundo a CNN norte-americana, que cita pessoas familiarizadas com o processo, a Netflix terá apresentado uma oferta de 28 dólares por ação. A Paramount também apresentou uma oferta próxima de 27 dólares por ação, mas esta contemplava a oferta de toda a Warner Bros. Discovery, incluindo os seus canais por cabo (como CNN, TBS e TNT), ao contrário da Netflix e Comcast que demonstraram interesse apenas no estúdio e nos ativos de streaming. A Warner Bros. Discovery já tinha rejeitado anteriormente uma oferta da Paramount, de quase 24 dólares por ação, o que avaliava a empresa em 60 mil milhões.
A Netflix está também a oferecer uma indemnização de cinco mil milhões de dólares caso a operação não seja depois aprovada pelos órgãos reguladores, avança a Bloomberg. Caso as negociações cheguem a bom porto, o acordo entre as duas empresas pode mesmo ser anunciado “já nos próximos dias”.
A concretizar-se a compra por parte da Netflix poder-se-á assistir à junção dos serviços de streaming da Netflix e HBO Max numa oferta em conjunto. A Netflix terá afirmado que a possível combinação do seu serviço de streaming com o da HBO Max beneficiaria os consumidores, reduzindo o custo do pacote, segundo fontes familiarizadas com as discussões citadas pela Reuters.
A realizar-se a aquisição, a Netflix assumirá o controlo sobre o vasto catálogo de conteúdos da Warner Bros. Discovery, incluindo toda a oferta e arquivo de filmes dos seus estúdios de cinema, dos conteúdos da HBO, e as propriedades da DC Comics.
No entanto, surgem preocupações regulatórias de que a combinação de um dos principais serviços de streaming de vídeo por assinatura com um concorrente de peso limite as opções de escolha dos consumidores e faça aumentar os preços.
Qualquer possível acordo envolvendo a Warner Bros Discovery consolidará ainda mais o setor, depois da fusão de 8,4 mil milhões entre a Skydance Media e a Paramount Global, que reacendeu o debate sobre imparcialidade nos media norte-americanos.













