Netflix abranda crescimento. Parcerias serão a chave para manter o sucesso
A Netflix continua, indiscutivelmente, a ser líder das plataformas de streaming. Contudo, segundo dados da GlobalData, para que continue a crescer, será necessário inovar na forma como se apresenta no mercado e criar parcerias que cheguem a um novo público.
A gigante do streaming representou, em 2021, 21% das subscrições de video on demand no total do mercado norte-americano. Ainda assim, no espaço de dois anos, o Disney+ não fica muito mais atrás da Netflix, equiparando-se à Amazon Prime Video – ambos alcançaram cerca de 16%.
«Já começámos a ver a Netflix a procurar outras áreas, com o lançamento da Netflix Games, em Novembro de 2021, e com a parceria com a Twitch. Chegar a outros públicos será uma das soluções, não ficaria surpreendida se num futuro próximo a empresa fizesse novas parcerias com outras plataformas de streaming ligadas ao gaming», comenta, em comunicado, Francesca Gregory, associate analyst da GlobalData.
Além de parcerias e novos públicos, aquilo que é ajuda a agarrar um subscritor é o catálogo da plataforma. Embora na Netflix haja quase tudo para todos os gostos, a verdade é que o início de 2021 não foi o melhor para a plataforma, muito devido à paragem nas produções de séries e filmes como consequência da pandemia. Sobre este tópico, a analista da GlobalData refere que no terceiro trimestre já chegou novo conteúdo em grande quantidade à plataforma, elevando o número de subscritores para 214 milhões. Mas será suficiente?
«As plataformas concorrentes estão a viver momentos de crescimento exponencial. O Disney+ conquistou 118 milhões de subscritores até Novembro de 2021, apenas dois anos depois do seu lançamento. Jeff Bezos também disse que 175 milhões de subscritores da Amazon Prime Video tinham visto conteúdos em 2021. Ainda que o número varie de plataforma para plataforma, é claro que 2022 será um ano de competição.»