Nestlé recorre à inteligência artificial para compreender melhor os consumidores

Notícias
Marketeer
03/12/2025
12:50
Notícias
Marketeer
03/12/2025
12:50


Partilhar

A Nestlé está a explorar a Inteligência Artificial (IA) para acelerar estudos de mercado e compreender melhor os consumidores, mantendo, no entanto, o papel central da intervenção humana.

Escreve a warc, que a marca Orgain, do portefólio Nestlé Health Science, “utilizou IA para redesenhar embalagens destinadas aos mercados japonês e australiano, sendo que a tecnologia permitiu moderar entrevistas com 60 participantes em apenas sete dias, poupando tempo e custos normalmente associados a estudos presenciais”.

A IA assumiu o papel de “moderador digital”, conduzindo entrevistas estruturadas de menos de 30 minutos, onde os participantes foram questionados sobre associações de palavras como “limpo” e “saúde”, primeiras impressões da embalagem e reações emocionais versus racionais. “A análise também incluiu a perceção sobre atratividade, relevância e confiança nas características das embalagens”.

Apesar da automatização, os investigadores humanos continuaram a desempenhar um papel crítico, interpretando os dados e extraindo insights. “A IA consegue organizar, resumir e detetar padrões, mas a interpretação e a estratégia continuam a ser essencialmente humanas”, explicou à warc Petra Langen, responsável pela Lifesights, empresa parceira no projeto.

Entre os benefícios apontados pelos participantes está a “sensação de liberdade para se expressarem sem receio de serem julgados, uma vantagem que a IA trouxe ao processo de entrevista”. Os relatórios iniciais foram gerados em apenas 48 horas, e a síntese completa dos resultados ficou pronta em uma semana, combinando outputs da IA com análise humana.

foto: Orgain




Notícias Relacionadas

Ver Mais