Não se aborreça! O Arrebita Alentejo vai a Santiago do Cacém este fim-de-semana
É já este fim-de-semana, em Santiago do Cacém, que decorrerá o Arrebita Alentejo, um festival que junta 23 chefs da região e de todo o País, jovens talentos e cozinheiros consagrados, pasteleiros e padeiros no Mercado Municipal.
A 19 de Novembro, destacam-se o grão com fiambre de javali (uma iguaria do século XVIII), marmelos em calda e mainese de salva, do chef João Narigueta (Híbrido, Évora) e as almôndegas de coração de boi, do Francescco Ogliari (Tua Madre, Évora). Joaquim Saragga Leal propõe granada de línguas de bacalhau com enchidos alentejanos, enquanto Diogo Águas (Sem Nexo, Comporta) adoça a festa com a sua sobremesa de arroz carolino, pinhão e mel.
No dia 20, a Ana Moura (Lamelas, Porto Covo) serve lulas com migas, grelos e patê de ovas de pescada, e o André Cruz (Feitoria, Lisboa) traz hambúrguer de porco biológico da região com pickles de cebola roxa. Pela mão do chef Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho, Cascais) chega um prato de caça menor, tupinambor e molho holandês de ínula, enquanto Alexandre Silva (LOCO, Lisboa) serve uma lula da Costa Vicentina com molho de amêndoa e alho e tomates marinados.
Sobremesas e outros mimos, ficam a cargo da maîtresse pâtissière Juliana Penteado, e em ambos os dias pode-se provar a tarte de farinheira com castanhas e pêra bêbeda do chef Filipe Ramalho. Além disso, há opções vegetarianas.
No que toca à música, os Farra Fanfarra tocam no primeiro dia, e nas ruas ou em palco, prometem uma autêntica festa de instrumentos de sopro: trompetes, trombone, tubas, clarinetes, saxofones, tambores, ritmo e muita animação.
Funkamente, a dupla de DJ’s que toca no Lux Frágil, fecham a noite de sábado (a partir das 22h) com um set que vai do jazz, ao funk e ao house até às sonoridades brasileira e portuguesa. Toty Sa’Med, umas das figuras de culto da nova cena musical angolana, fecha o Arrebita Alentejo com chave de ouro (domingo, a partir das 16h30).