Música: mais do que prazer é a arma secreta por detrás das campanhas de sucesso

Notícias
Marketeer
15/10/2025
12:40
Notícias
Marketeer
15/10/2025
12:40


Partilhar

A música desempenha um papel fundamental na rentabilidade da publicidade, conforme revela um estudo realizado pela Massive Music. Esta investigação detalha os efeitos que uma música envolvente, adequada e memorável pode ter no desempenho dos anúncios, tanto ao nível da marca como do negócio.

A música, desde jingles a elementos sonoros específicos, fixa-se na memória dos consumidores de uma forma que outros meios não conseguem replicar. No entanto, até agora, a utilização da música na publicidade tem sido mais uma arte intuitiva do que um processo baseado em evidências que possa efetivamente melhorar os resultados publicitários.

O estudo demonstra que a música altamente envolvente pode aumentar o retorno sobre o investimento em marketing (ROMI) em média 32%, com os 20% dos temas mais envolventes capazes de duplicar esse retorno. A adequação da música ao visual do anúncio revela-se essencial, pois quando a música se adequa bem às imagens, os consumidores mostram-se quase sete vezes mais dispostos a pagar preços mais elevados. Curiosamente, anúncios com uma adequação média da música ao visual apresentam uma eficácia inferior na sensibilidade ao preço quando comparados com campanhas onde essa adequação é baixa.

Outro aspeto importante é o efeito da surpresa: músicas inesperadas no contexto do anúncio são até cinco vezes mais eficazes a aumentar o reconhecimento da marca. Quanto à memorização, músicas altamente memoráveis aumentam a saliência da marca quatro vezes mais do que aquelas com baixa capacidade de retenção.

 




Notícias Relacionadas

Ver Mais