Microsoft lança ferramenta para revelar tráfego de bots de IA em websites

Notícias
Marketeer
23/01/2026
13:00
Notícias
Marketeer
23/01/2026
13:00


Partilhar

A Microsoft lançou uma nova ferramenta para identificar e analisar o tráfego gerado por bots de inteligência artificial (IA) em websites, numa iniciativa que pode ajudar os proprietários de conteúdo, marketeers e analistas a compreenderem a interação entre sistemas automatizados e conteúdos online.

A nova funcionalidade “Bot Activity”, lançada pela Clarity plataforma de análise web da Microsoft, foi concebida para distinguir de forma mais eficaz o tráfego humano do tráfego automatizado gerado por crawlers de IA, bots de pesquisa e agentes automatizados. Esta atualização surge numa altura em que a presença de sistemas de IA que exploram conteúdos online para fornecer respostas, treinar modelos ou indexar informação tem crescido de forma acelerada, alterando os padrões tradicionais de acesso ao conteúdo digital.

Esta ferramenta dá aos administradores de sites dados detalhados sobre como e com que frequência bots de IA interagem com os seus conteúdos. Com isso, a Microsoft pretende fornecer insights sobre padrões de acesso automatizado, incluindo quais as páginas e recursos que recebem mais solicitações automatizadas.

Segundo a Microsoft, estes dados são valiosos porque representam as primeiras interações observáveis entre o conteúdo e os sistemas de IA — muito antes de esse conteúdo ser citado, resumido ou exibido por assistentes de IA em respostas a utilizadores. Isso inclui, por exemplo, o papel de bots na preparação de conteúdos para indexação, recuperação ou geração de embeddings.

Uma das métricas centrais introduzidas pela funcionalidade é o “Bot operator”, que indica a proporção do total de pedidos de um site que provêm de bots em vez de utilizadores humanos, sendo que um valor elevado neste indicador pode revelar que uma parte significativa do tráfego observado no servidor é automatizada, o que pode ter implicações em relação à otimização de desempenho e decisões editoriais sobre a acessibilidade aos conteúdos.

Segundos dados divulgados pela Microsoft em dezembro, as referências de IA — ou seja, o tráfego que resulta de sistemas como ChatGPT, Microsoft Copilot, Google Gemini e plataformas similares — cresceram 155% num período de oito meses, demonstrando a rápida expansão e impacto deste tipo de tecnologia no ecossistema da web.




Notícias Relacionadas

Ver Mais