STÔ? Nesta mercearia só entram produtos portugueses
A Mercearia STŌ é o novo espaço da baixa lisboeta com a missão de divulgar os produtos e produtores portugueses. Esta é uma mercearia de bairro e uma cafetaria onde é dado destaque à cultura gastronómica e à história do País.
Cláudia Almeida e Jorge Abreu, formados em Gestão e com experiência nas áreas do retalho e restauração, são os responsáveis pelo projecto. «Somos entusiastas da gastronomia e história portuguesas e a Mercearia STŌ é a nossa forma de divulgar produtos e receitas num único sítio», explicam, em comunicado.
Ao seu lado está Moisés Franco, chef que já passou por restaurantes como Belcanto, Bairro do Avillez e Zazah. É ele que busca novos produtores, selecciona produtos e assina a carta de refeições ligeiras servida na mercearia, elaborada a partir dos produtos disponíveis na loja e que é o ponto de partida para uma viagem à descoberta de cada região de Portugal.
Com sugestões de pequeno-almoço (tostas, pastelaria, sumos e bebidas quentes), de almoço e petiscos (tábuas de queijos, enchidos ou conservas), pratos ligeiros (salada de polvo ou grãozada com paiola), tostas e sandes em pão de fermentação natural ou bolo lêvedo, ou doçaria (pudim do Abade ou o tradicional bolo Tecolameco), na Mercearia STŌ o objectivo é recuperar o espírito das antigas mercearias de bairro.
Vinhos, queijos, conservas, compotas, azeite ou bebidas espirituosas, são muitas dezenas de produtos de várias categorias que estão disponíveis para venda, mas também para consumo no local. Para já, são mais de 50 opções diferentes provenientes de pequenos produtores de várias regiões de Portugal.