Mercadona vai adaptar oferta aos portugueses
Matosinhos prepara-se para receber o primeiro centro de co-inovação da Mercadona em Portugal. Com mais de mil metros quadrados, o espaço deverá abrir no segundo trimestre deste ano, funcionando como um laboratório de ideias para que o supermercado espanhol possa adaptar os seus produtos aos gostos e preferências dos portugueses.
No centro de co-inovação (que se junta aos 12 já existentes em Espanha), a Mercadona vai trabalhar com os clientes, a que chama “chefes”, para não só adaptar a oferta que já disponibiliza como também desenvolver novos produtos para o mercado português. Em comunicado, a cadeia explica que poderão surgir melhorias e inovações nos cinco negócios que apresenta: alimentação (frescos e secos), bebidas, limpeza do lar, higiene pessoal e cuidados com os animais.
«O facto de construirmos o nosso primeiro centro de co-inovação em Portugal responde à necessidade de dar resposta a um dos nossos maiores desafios, o de sermos capazes de surpreender os nossos ‘chefes’ portugueses com produtos inovadores desenvolvidos com e para eles», explica Armando Delgado, responsável do departamento de Prescrição da Mercadona.
Sobre o modelo de colaboração com os clientes que a Mercadona tem desenvolvido, a cadeia espanhola garante que é uma das suas principais características diferenciadoras. No centro de co-inovação de Matosinhos existirão salas de degustação de produto e cozinhas para sessões participativas com os “chefes”.
A título de exemplo, realizaram-se mais de 5500 sessões com clientes nos centros espanhóis da Mercadona só no ano passado. Segundo um estudo realizado pelo Institut Cerdà, citado pela marca, a taxa de sucesso dos novos produtos lançados pela Mercadona é de 82% face à média do sector que é de 24%.
Recorde-se que a Mercadona pretende abrir as suas primeiras quatro lojas portuguesas em 2019, tendo anunciado um investimento inicial de 25 milhões de euros e a criação de 200 postos de trabalho na primeira fase de expansão.