Menez invade Museu Casa das Histórias Paula Rego com viagem ao séc. XX
Arranca já na próxima quinta-feira, dia 10 de Março, a exposição “Menez”. Patente na Sala Zero do Museu Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, irá colocar em destaque a obra daquela que é considerada um dos expoentes da arte portuguesa do século XX: Maria Inês da Silva Carmona Ribeiro da Fonseca, mais conhecida por Menez.
Basta passar pelo museu até 2 de Outubro para encontrar esta mostra comissariada por Catarina Alfaro e que integra a programação do Bairro dos Museus. A iniciativa, promovida pela Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais, explora 40 anos do trabalho da artista, “permitindo uma compreensão abrangente das suas diferentes fases e práticas”, segundo é revelado em comunicado. No total, são 29 os trabalhos exibidos.
Desde 2019 que a Casa das Histórias Paula Rego conta com um ciclo de exposições cujo objectivo é apresentar a obra de artistas que de alguma forma se cruzaram com Paula Rego. No caso de Menez, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal, em 1960, e também em Londres, nos anos 1964–65 e 1969. Neste segundo período, tornou-se amiga da pintora Paula Rego e do marido.
Nascida em Lisboa, Menez viveu muitos anos em diferentes cidades do mundo. Além de Londres, também passou por Buenos Aires, Estocolmo, Paris ou Roma. “Começou a pintar ainda na infância, mas foi aos vinte e seis anos que elegeu a pintura como a sua ocupação regular”, indica a organização da exposição. “Sem formação académica na área, a sua prática é fruto da sua aptidão para a expressão artística, estimulada pelo seu contacto com as artes visuais nas numerosas viagens que realizou.”