Melasma: o que é e como tratar?

Por equipa Avenue Clinic

Durante o Verão, a pele sofre diversas agressões. As temperaturas mais elevadas, a transpiração excessiva, o contacto com água do mar e da piscina bem como as alterações de hábitos alimentares podem contribuir para uma maior sensibilização da nossa pele. Ao mesmo tempo, a exposição aos raios UVA e UVB conferem os já conhecidos danos genéticos às células deste nosso (maior) órgão promovendo ainda a melanogénese com intensificação das “manchas” da pele.

Uma das condições mais difíceis de tratar e que se agrava com o Verão, sol e calor é o melasma que, apesar de ser visto como uma condição de conotação primariamente estética, pode ter um impacto emocional bastante elevado e, consequentemente, influenciar a vida social, familiar e profissional.

Sabe-se hoje que o melasma é uma condição multifactorial, no contexto de uma inflamação generalizada. A hiperpigmentação característica – as manchas de coloração acastanhada – decorre de uma hiperprodução do pigmento da pele (melanina), por parte das células produtoras do mesmo (melanócitos). Por norma, estas manchas são simétricas, dentro de certos padrões conhecidos, em áreas mais expostas da pele, nomeadamente na face. Como referido, os raios UV, a luz visível, e o calor são os gatilhos dominantes no agravamento do melasma, no entanto alterações hormonais, consequentes por exemplo da gravidez ou do uso de contraceptivos orais, também têm um papel não negligenciável. A literatura recente tem ainda apresentado uma relação entre o aumento da vascularização da pele e a melanogénese, atribuindo uma componente vascular ao melasma. Agressões excessivas da pele, alguns cosméticos e inflamação são então factores que podem potenciar o seu aparecimento ou agravamento.

Contando com a mais avançada tecnologia, na Avenue Clinic conseguimos melhorar todos os tipos de hiperpigmentação, incluindo o melasma com um risco de efeito rebound mínimo com recurso aos lasers de picossegundos.

Estes fornecem energia de picossegundos, ou seja, emitem pulsos de luz em faixas de trilionésimos de segundo. Esta entrega de energia rápida converte a energia em ondas de pressão suaves  (em vez de calor) originando um efeito fotoacústico que permite que os pigmentos sejam pulverizados em minúsculas partículas que são posteriormente eliminadas rápida e eficazmente de forma natural pelo organismo.

É assim possível aclarar de forma visível a pigmentação indesejada em todos os fototipos de pele. A acção destes tratamentos melhora ainda a luminosidade e a textura da pele em geral, proporcionando uma tez viçosa e radiante… numa abordagem de cuidado Avenue Clinic que integra saúde, beleza e bem-estar.

Artigos relacionados