McDonald’s é a marca de restauração mais valiosa do mundo. Starbucks cai para segundo lugar

Notícias
Marketeer
01/04/2025
10:11
Notícias
Lídia Belourico
01/04/2025
10:11


Partilhar

A McDonald’s tornou-se a marca de restauração mais valiosa do mundo, com o valor da sua marca a subir 7%, para 40,5 mil milhões de dólares. De acordo com a pesquisa da Brand Finance, este aumento é em grande parte impulsionado por um aumento na pontuação do Índice de Força da Marca (BSI), que subiu de 82,9 em 2024 para 90,5 em 100, ganhando uma classificação AAA+.

Os dados da Brand Finance revelam que a McDonald’s se destaca em diversas métricas de força da marca, registando uma pontuação perfeita de 10 em 10 para “familiaridade”, 9,5 para “consideração” e “9,4” para “marca preferida”, solidificando ainda mais a sua liderança no setor. A McDonald’s ocupa também a 42ª posição entre as 500 marcas mais valiosas do mundo.

O valor da marca Starbucks caiu 36%, para 38,8 mil milhões de dólares, colocando-a em segundo lugar entre as marcas de restauração mais valiosas do mundo. A Brand Finance atribui esta queda aos declínios nas principais métricas de força da marca nos EUA e na China, incluindo a “reputação” e a “recomendação”. Isto realça o crescente desalinhamento da Starbucks com as expectativas dos clientes e a crescente insatisfação, contribuindo para o declínio geral da marca.

Richard Haigh, Director Geral, Brand Finance comentou: “Muitos restaurantes aumentaram os preços nos últimos anos em resposta à pandemia, à inflação e às interrupções na cadeia de abastecimento. À medida que os preços sobem, cria-se um desafio para as marcas continuarem a demonstrar o seu valor, o que na maioria das vezes resulta numa queda nas percepções dos clientes. Os dados da Brand Finance mostram um declínio constante na aceitação média do preço premium em todo o setor desde 2023. Em 2011, com a ascensão de um zeitgeist mais preocupado com a saúde, o McDonald’s reposicionou-se para projetar um perfil mais saudável, mantendo ao mesmo tempo o seu núcleo. À medida que o humor dos consumidores muda, as marcas que conseguem adaptar-se às novas exigências das percepções dos consumidores, tal como o McDonald’s há uma década, serão as que prosperarão.”

Com um aumento de 43% no valor da marca, para 5,7 mil milhões de dólares, a Chick-fil-A tornou-se a marca de crescimento mais rápido do setor, garantindo a oitava posição entre as principais marcas de restaurantes do mundo. Este aumento é alimentado pelo forte desempenho financeiro da marca e pelo aumento da pontuação do BSI, agora em 89,4 em 100. Notavelmente, apesar da Chick-fil-A operar com preços relativamente mais elevados em comparação com os seus concorrentes, os dados da Brand Finance revelam que a marca ganha 9,8 em 10 pela “aceitação de preço premium”, reforçada pelo seu foco em ingredientes de qualidade e alimentos preparados na hora.

As marcas dos EUA continuam a dominar o ranking, representando 20 das 25 marcas de restaurantes mais valiosas. Fora dos EUA, a China é representada pela Haidilao (valor de marca de 3,6 mil milhões de dólares) – também a marca de restaurantes mais forte do mundo, com uma pontuação BSI de 94,1 em 100, e pela Luckin Coffee (valor de marca de 1,7 mil milhões de dólares), enquanto o Canadá, as Filipinas e o Reino Unido contribuem cada um com a marca.

A Greggs do Reino Unido voltou a entrar no ranking na sua posição mais alta de sempre, no 21.º lugar, com um valor de marca de 1,3 mil milhões de dólares. A Greggs é também a segunda marca de restauração mais forte, destacando a sua presença líder no mercado de restauração do Reino Unido.




Notícias Relacionadas

Ver Mais